Calendário IPVA 2018 RS

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

No início do ano, quem possui algum tipo de veículo não consegue fugir da cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. Cada Estado tem uma alíquota para cobrança do tributo que é calculada, levando em conta o tipo do veículo, o modelo, o ano e o combustível.

No Rio Grande do Sul, o calendário deve ser divulgado no mês de dezembro, junto com a entrega dos boletos nas residências dos donos dos veículos.

Consulta ao calendário do IPVA RS 2018

Não ocorreram mudanças nas regras de cobrança do IPVA no Rio Grande do Sul e por isso é possível calcular uma previsão de valor do imposto, além de se agendar para o pagamento considerando o calendário deste ano. As datas de pagamento variam de acordo com o final da placa dos veículos.

É possível visualizar o calendário no site da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul no link www.sefaz.rs.gov.br.

Detran RS IPVA

Detran RS IPVA. Imagem:divulgação

No exercício deste ano, as placas 1,11, 21, 31 e 41 tiveram vencimento no dia 02 de abril, as placas com final 51, 61, 71, 81, 91 ficaram no dia 04 de abril, 02, 12, 22, 32 e 42 no dia 09 do mesmo mês. O calendário continua até o mês de julho e você consulta no site da Sefaz.

Desconto no pagamento do IPVA 2018

Quem quiser economizar no pagamento do IPVA RS deve antecipar a quitação do imposto. O proprietário do veículo que pagar o tributo em uma única parcela até janeiro terá um desconto de 10% no valor total. O IPVA também pode ser pago à vista com outro percentual de desconto até fevereiro e parcelado em até três vezes, mas sem desconto.

Cálculo do IPVA RS 2018

O motorista pode verificar quanto será cobrado, calculando o valor em cima da tabela FIPE, que mostra o preço médio dos veículos no Brasil e depois a alíquota cobrada por ele no Rio Grande do Sul, pois esse valor varia de acordo com a localidade, o tipo do combustível e características do automóvel. Multiplique o valor do veículo com a alíquota e tem-se quanto será cobrado pelo imposto.

Detran RS IPVA

Detran RS IPVA. Imagem:divulgação

Pagamento do IPVA RS 2018

O pagamento do IPVA pode ser realizado nas casas lotéricas, nos bancos, em guichês de autoatendimento e nos Correios. Se o proprietário do veículo não receber o boleto do IPVA na residência pode imprimi-lo pela internet no site da Secretaria Estadual da Fazenda na opção IPVA e também no site do Detran RS, preenchendo os números do Renavam, CPF ou CNPJ.

 

Recomendados para você:

Comente (será moderado)