Calendário IPVA 2018 SP

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Começo do ano é sempre igual, o brasileiro tenta esticar o salário para conseguir pagar tanto conta. É aumento da mensalidade dos colégios, do aluguel e o pagamento de impostos como o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).

Para aqueles que desejam economizar, pode ser uma boa ideia pagar o valor antecipado e à vista, pois assim conseguirá um bom desconto. No Estado de São Paulo, o calendário de pagamento à vista ou parcelado do IPVA 2016 será divulgado no site do Detran SP.

Como fazer o pagamento do IPVA 2018 SP?

O pagamento do IPVA 2018 pode ser realizado nas casas lotéricas, nos bancos, em guichês de autoatendimento e nos Correios. Se o proprietário do veículo não receber o boleto do IPVA na residência pode imprimi-lo pela internet no site da Secretaria Estadual da Fazenda ou do Detran SP na opção IPVA, preenchendo os números do Renavam, CPF ou CNPJ.

Detran SP

Detran SP (Foto: Divulgação)

Como consultar o IPVA 2018 SP?

É possível consultar pendência de valores e o total para pagamento do IPVA já no link https://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/IPVANET_Consulta/Consulta.aspx. O motorista pode verificar quanto será cobrado, calculando o valor em cima da tabela FIPE, que mostra o preço médio dos veículos no Brasil. O valor do IPVA é variável de veículo para veículo.

Em São Paulo, ele geralmente é cobrado com os valores de: 4% para automóveis movidos à gasolina ou que sejam flex; 3% para veículos movidos a álcool, gás ou eletricidade, 2% para motos, caminhonetes com cabine simples, ônibus e micro-ônibus e 1,5% para grandes caminhões.

detran sp

Detran SP. Imagem:divulgação

Para calcular, primeiro verifique o valor do veículo na tabela FIPE e depois a alíquota cobrada por ele em São Paulo, pois esse valor varia de acordo com a localidade, o tipo do combustível e características do automóvel. Multiplique o valor do veículo com a alíquota e tem-se quanto será cobrado pelo imposto.

Desconto do IPVA 2018 em SP

Em São Paulo, a tabela com o calendário e os valores das alíquotas ainda não foram divulgados, mas em breve estarão no site do Detran SP. É possível conseguir um desconto de 3%, pagando o imposto em uma única parcela até o mês de fevereiro de 2018. A outra maneira de pagar o IPVA é por parcelas iguais, sem desconto, a partir do mês de março em até 3 vezes.

Dependendo do valor do abatimento, essa antecipação pode valer a pena ou não. Se o cidadão tem o dinheiro todo e não vai utilizado, compensa adiantar o pagamento. Calcule tudo e se programe para pagar à vista ou parcelado.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)