CNH – Carteira Nacional de Habilitação

Quem tem vontade de aprender a dirigir precisa ter em mãos a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que é um documento que prova que aquela pessoa está apta para dirigir.

Existem várias categorias de CNH, cada uma para um determinado tipo de veículo, além disso, existem várias regras que devem ser respeitadas. Então confira aqui tudo sobre a CNH, como funciona a pontuação, quais são as categorias, como fazer consultas, cursos e muito mais.

Saiba mais Informações, acesse: Selecionados CNH Social RS

CNH - Carteira Nacional de Habilitação

CNH – Carteira Nacional de Habilitação (Foto: Divulgação)

Pontuação CNH

Quem tirou a CNH agora possui um documento provisório onde o limite é de 4 pontos, ou seja, qualquer multa que o condutor levar ele já perderá a carteira nacional de habilitação. Porém, no caso de quem tem a CNH definitiva, o limite de pontos é 20 e quando esse limite é atingido devido a multas o usuário recebe uma comunicação e apreensão da CNH.

Essa pontuação é válida em 12 meses, ou seja, se no prazo de 12 meses o condutor atingir os 20 pontos da carteira ele deverá responder ao procedimento administrativo. A quantidade de pontos varia de acordo com a infração, as infrações são divididas em: Leve, média, grave e gravíssima. Caso o motorista esteja infringindo mais de uma lei ele poderá perder a CNH de uma só vez.

Saiba mais Informações, acesse: Detran PA – Boleto Licenciamento, Consulta CNH e Simulado

CNH Categorias

Existem várias categorias diferentes de CNH, elas variam de acordo com o tipo de veículo que você vai dirigir, confira:

  • Categoria A – veículo motorizado com duas ou três rodas.
  • Categoria B – Veículo cujo peso não exceda três mil e quinhentos quilogramas ou cuja lotação não passe de 8 lugares.
  • Categoria C – Veículos utilizados em transporte de carga cujo peso ultrapasse o da categoria B, como por exemplo, o caminhão.
  • Categoria D – Veículos utilizados para o transporte de passageiros, que ultrapasse 8 lugares, como por exemplo, o ônibus.
  • Categoria E – Veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D, como por exemplo, um veículo com dois reboques acoplados.
  • Categoria ACC – Veículos de duas ou três rodas com potência até 50 cilindradas, como por exemplo, ciclomotores.

Então se você possui uma CNH categoria A e B você pode dirigir moto e carro, e assim por diante.

Simulado CNH

Quem vai tirar a CNH sabe que é necessário fazer uma prova teórica antes de começar a fazer as aulas praticas, por isso existem simulados ONLINE que treinam o aluno a fazer essa prova. No site do Detran do Seu estado você pode conferir o simulado, além disso, muitas escolas de condutores também disponibilizam alguns simulados que podem ser feitos.

No site do Detran do RJ você pode fazer um ótimo simulado, confira http://simulado.detran.rj.gov.br/.

CNH SP

Dirigir em São Paulo não é uma tarefa muito fácil e exige muita atenção, isso porque o transito lá é bem complicado. No site do Detran SP (http://www.detran.sp.gov.br/) você tem acesso a todas as informações a respeito da CNH no estado de São Paulo. Hoje em dia existem milhares de CFC (Centro de Formação de Condutores) no estado.

CNH

CNH (Foto: Divulgação)

Curso do MOPP

Todos os motoristas de industrias e empresas devem fazer o curso do MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos), esse curso é bastante importante e essencial para o motoristas que saberá a maneira correta de fazer o transporte de cargas perigosas.

Saiba mais Informações, acesse: Detran PE – CNH Popular, Simulado e IPVA

Os cursos rápidos e possuem uma duração de 40 a 60 horas dependendo da instituição responsável. O curso possui disciplinas diferenciadas, como direção defensiva, meio ambiente e cidadania, etc. esses cursos precisam ser feitos a cada 5 anos e podem ser realizados em diversas instituições como SENAT, SENAI e outras. Não deixe de fazer para se qualificar na sua profissão.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)