Como tirar Alienação de Veículo Quitado

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

A alienação fiduciária do seu veículo é uma garantia que o mesmo recebe após a contratação de um financiamento para comprá-lo.

Enquanto o condutor está pagando as parcelas, o veículo estará com alienação fiduciária; ao terminar as parcelas e o veículo estiver quitado, o condutor deve retirar a alienação para que o veículo se torne seu. A seguir você obtém mais informações desse procedimento.

Saiba mais informações, acesse: Detran Taubaté. Multas, Telefone e Atendimento

Como tirar Alienação de Veículo Quitado

Como tirar Alienação de Veículo Quitado

Quitei o Financiamento do meu Veículo e Agora

Se você terminou as parcelas do seu veículo o próximo passo é aguardar a instituição financeira dar baixa no gravame comercial. Ela tem um prazo de 15 dias para isso e deve comunicar ao órgão de trânsito que o veículo está quitado. Depois você deve comparecer ao Detran e solicitar uma vistoria, a partir dela o veículo se tornará seu.

O que pode acontecer é da instituição financeira demorar demais para avisar o órgão de trânsito. Se isso acontecer, dirija-se até o banco para obter mais informações e solicitar a baixa no gravame comercial.

Saiba mais informações, acesse: Detran RJ – Endereço, Agendamento e Telefone

Desalienação de Veículo

Retirar a alienação fiduciária é muito simples. Depois que a instituição der baixa no gravame comercial você deve comparecer no órgão de trânsito com diversos documentos, como o CRLV, CRV, Comprovante de Residência, Vistoria do veículo para confirmação dos dados, RG, CPF do proprietário. No caso de empresa, também deve apresentar o Cartão CNPJ e o Comprovante de Poderes.

Veículo com Alienação Fiduciária pode ser Transferido

Uma grande dúvida dos motoristas é se o veículo que possui alienação fiduciária pode ser transferido. A resposta é sim, desde que haja aprovação por parte da instituição financeira. Se isso não acontecer, o contrato só valerá entre o vendedor e o comprador. Ou seja, no caso de não pagamento das parcelas, o vendedor será cobrado. O veículo só passará para o nome do comprador após a retirada da alienação fiduciária e a quitação do financiamento.

Por isso, o mais recomendado é que você espere quitar o veículo para transferi-lo a outra pessoa.

Como tirar Alienação de Veículo Quitado

Como tirar Alienação de Veículo Quitado

Transferência Veículo Financiado Quitado

Se você deseja transferir o seu veículo e ele já estiver quitado, o procedimento é muito mais fácil. Ele funciona da mesma forma de compra e venda, seguindo as regras normais, pois o financiamento já estará quitado. É preciso todo um procedimento burocrático envolvendo contratos, transferência de propriedade e também de débitos.

Todas as informações você encontra no DETRAN mais próximo de você.

Como saber se o Veículo está Quitado

Terminou de pagar as parcelas do financiamento, mas não sabe se o veículo está quitado? Simples, você pode realizar uma consulta pela internet no Cadastro de Restrições ou na situação do veículo.

Saiba mais informações, acesse: DETRAN Osasco – Endereço, Telefone, Consulta

Em ambas as consultas você deve informar o chassi ou a placa. Na última, além de obter informações sobre a alienação, você confere todos os outros débitos do veículo. A consulta também pode receber o nome de GRAVAME. Outra opção é se dirigir diretamente até a instituição financeira e a partir de então, já solicitar que ela envie essa informação para o órgão de trânsito.

Desalienação veículo Detran SP

A desalieneção de um veículo consiste no fato dele ser transferido para o nome do proprietário. A desalienação só acontece quando o indivíduo arca todas as parcelas do financiamento, mas isso não é tudo: também é preciso preencher um formulário, pagar uma DUDA e agendar uma vistoria no DETRAN.

Quanto tempo demora para baixar o gravame de um veiculo

Como mencionado, a instituição financeira tem até 15 dias para informar ao DETRAN que você terminou de pagar as parcelas do veículo. Para que aconteça a baixa no GRAVAME, você deve seguir todas as instruções que daremos a seguir.

Transferência veículo financiado quitado

Depois que o seu financiamento for quitado, você deverá acessar o portal do DETRAN do seu estado, baixar o formulário do GRAVAME e também o DUDA (código 018-3), pagar o valor referente ao serviço e logo depois agendar a vistoria para o dia e horário de sua preferência. Com isso, um novo documento do veículo será gerado, dessa vez com o seu nome.

Caso o DUDA seja pago em dinheiro, o agendamento poderá ser feito em 24 horas. Se for feito em cheque, o condutor terá que esperar em média seis dias.

Veículo com alienação fiduciária pode ser transferido

Sim, entretanto deve ser aprovada pelo banco. Se você desejar transferir o veículo, sem antes quitar as parcelas, deverá deixar o comprador ciente da dívida, além de falar com o banco para que este aprove a transferência.

Entretanto, o banco pode negar. Caso isso aconteça e você decidir vender o veículo, corre o risco do novo comprador não arcar com as parcelas e, nesse caso, todo o prejuízo ficará no seu nome. Por isso a recomendação é que você só transfira um veículo depois de quitá-lo.

Quitei o financiamento do meu veículo e agora

Após quitar o financiamento do seu veículo, você deve aguardar pelo menos 15 dias para que a instituição financeira comunique ao DETRAN. Em seguida, efetue o pagamento do DUDA, conforme explicamos anteriormente. Se você não pagar o DUDA, ficará com débito pendente, o que impede o agendamento da vistoria.

Depois que pagar o DUDA, aguarde o tempo indicado e efetue o agendamento da vistoria. Na maioria dos estados o agendamento pode ser feito pela internet, diretamente no portal do Detran. Escolha o dia e horário de sua preferência, depois compareça com o comprovante de pagamento do DUDA e alguns documentos pessoais.

 

 

Recomendados para você:

Comente (será moderado)