Como Transferir Veículo para o Novo Proprietário?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

A transferência de veículo pode ser um pouco mais complicada, por isso o indivíduo interessado deve tirar todas suas dúvidas com antecedência para que consiga efetuar o procedimento correto. O primeiro dono do veículo que for transferir o veículo precisa estar atento a vários fatores, assim como o novo proprietário do veículo. Há comprovantes e diversos outros documentos que devem ser obtidos por ambos os indivíduos envolvidos na transferência.

A seguir é possível tirar todas as dúvidas e obter informações sobre o procedimento. Há toda uma burocracia que deve ser seguida por quem deseja transferir o veículo, mas se tudo for feito corretamente e dentro da legislação, não há com o que se preocupar. A transferência pode ser bem sucedida se ambas as partes agirem corretamente e efetuarem todas as etapas necessárias.

Como Transferir Veículo para o Novo Proprietário? (Imagem: Divulgação)

Como Transferir Veículo para o Novo Proprietário? (Imagem: Divulgação)

Como Transferir Veículo – Primeiros Passos

O primeiro passo para que você possa transferir o seu veículo é conferir se toda a documentação está em dia e as multas estão todas quitadas. O motorista deve conferir se o DPVAT, IPVA e as demais multas estão todas pagas, para que assim dê continuidade ao procedimento.

O proprietário que deseja transferir o veículo deve ter o Certificado de Registro do Veículo e, com ele em mãos, deve ir até o cartório da cidade juntamente com o comprador, para reconhecer firma. O novo proprietário do veículo deverá assinar o CRV e terá até 30 dias para completar a transferência.

Como Transferir Veículo – Comparecer ao DETRAN

Após todo o procedimento no cartório da cidade, o antigo proprietário do veículo deve comunicar à venda, para que assim não receba mais multas e débitos. Essa comunicação pode ser feita online ou presencialmente em uma unidade do DETRAN.

Como Transferir Veículo para o Novo Proprietário? (Imagem: Divulgação)

Como Transferir Veículo para o Novo Proprietário? (Imagem: Divulgação)

Ao mesmo tempo em que o antigo proprietário comunica a venda, o novo proprietário deve comparecer ao DETRAN portanto em mãos os seguintes documentos: RG, CPF, CPF, CRV assinado pelo vendedor do veículo e com a firma reconhecida no cartório, Comprovante de Residência, Laudo de Vistoria do Detran do estado ou uma empresa credenciada, e Comprovante de Pagamento das Taxas referentes à transferência. Os documentos originais devem estar acompanhados de cópias simples.

Como Transferir Veículo – Custos da Transferência

O novo condutor do veículo deve arcar com as taxas de transferência. Tais valores variam de um estado para outro e cabe ao condutor conferir os valores aplicados em sua região. Normalmente as taxas vão de R$140 a R$250. Em caso de alguma dúvida, não hesite em consultar o DETRAN do seu estado, seja pelo site ou indo pessoalmente à uma unidade.

Como Transferir Veículo para o Novo Proprietário? (Imagem: Divulgação)

Como Transferir Veículo para o Novo Proprietário? (Imagem: Divulgação)

É importante que ambas as partes interessadas na transferência façam suas obrigações, para que assim t udo seja realizado o mais rápido possível. Caso o novo proprietário do veículo não conclua sua transferência no prazo dado, corre o risco de ganhar uma multa grave, portanto se certifique de fazer tudo dentro do prazo para não ter que gastar ainda mais dinheiro e ainda correr o risco de perder pontos na CNH.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)