Consultar Gravame PI

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Todas as pessoas que possuem um veículo precisam consultar o gravame com determinada regularidade. No entanto, se você é novo nesse assunto e ainda não sabe do que estamos falando, não tenha medo. Aqui você aprenderá o que é gravame, quais são os tipos exigentes e também como consultar o seu veículo. Ficou curioso? Continue lendo a seguir para saber mais!

Consultar Gravame PI

O gravame nada mais é do que um cadastro em que alguns veículos ficam registrados no Departamento Estadual de Trânsito. Um veículo pode ter ou não ter um gravame e isso é definido exclusivamente pela forma como o indivíduo o adquiriu.

Veículos adquiridos por meio de financiamento sempre possuem um gravame. Um veículo possuir gravame significa que o seu proprietário não pode efetuar nenhum tipo de transferência, até que o financiamento seja concluído.

Consultar Gravame PI

Consultar Gravame PI. Imagem:divulgação

Na hora de fazer um financiamento, sempre há um banco envolvido. Dessa forma, o banco em que você financiou o seu veículo deve estar ciente e de acordo com qualquer transação que você queira realizar, por isso existe o gravame. Para transferir um veículo financiado o proprietário do veículo deverá obter o gravame negativo e, para isso, precisa quitar todo o financiamento.

Consultar Gravame PI cadastro

O veículo fica cadastrado no Sistema Nacional de Gravames, conhecido como SNG, até o momento em que o proprietário quita todo o financiamento. No entanto, dependendo do tipo de financiamento adotado, o cadastro no sistema pode não ser retirado automaticamente após a quitação do financiamento.

Consultar Gravame PI

Consultar Gravame PI. Imagem:divulgação

Em alguns casos, o proprietário do veículo precisa levar a documentação que comprova a quitação até o DETRAN, em outros o próprio banco envia a informação para o órgão. Para conferir se o seu veículo está cadastrado no SNG do PI ou não, acesse o site http://srv.detran.pi.gov.br/Consultar Gravame PI, informe o chassi e o código da imagem. Depois clique em “Consultar”.

Consultar Gravame PI contratos

É importante conferir no momento de contratar o financiamento do veículo, o tipo de contratação que você está efetuando e o tipo de financiamento. Para que assim, quando quitar o financiamento, você possa seguir o procedimento indicado para retirar o seu veículo do gravame.

Ao financiar o veículo, ele ficará no nome do banco. Quando você quitar o financiamento, ele será passado para o seu nome e você poderá fazer qualquer transação desejada. Mais informações você adquire no DETRAN de sua cidade ou até mesmo no banco mais próximo.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)