CRV e CRVL – Qual a Diferença ?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Os motoristas lidam regularmente com dois principais documentos e por isso é extremamente necessário conhecer a diferença entre eles e qual a função de cada um. Quem pretende tirar a sua CNH em breve também irá lidar com esses documentos e pode conhecê-los a partir de agora. Eu estou falando do CRV – Certificado de Registro de Veículos – e do CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos. Não sabe o que é cada um? Veja logo abaixo.

O que é CRV

O Certificado de Registro de Veículo, popularmente chamado de CRV, é um documento emitido quando o condutor realiza o primeiro emplacamento do veículo.

Nele é possível encontrar todas as características do veículo e por isso é um documento de extrema importância. Ao realizar qualquer mudança no seu veículo, mesmo que seja a cor, o DETRAN deve ser informado para alterar essa característica no CRV. Esse documento também é usado para transferir o veículo para outra pessoa, sendo obrigatório em caso de venda e para tornar o seu veículo legalizado.

O que é CRV

O que é CRV. Imagem:Divulgação

O que é CRLV

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, o CRLV, é mais conhecido como licenciamento. Sua função como documento é tornar legal a circulação do veículo, concedendo o direito de tráfego ao motorista.

Esse documento é concedido ao condutor após o pagamento de taxas, impostos e tributos estaduais, como o IPVA, o DPVAT e multas. O CRLV é um documento que deve ser pago apenas em bancos conveniados do DETRAN da sua cidade; após o pagamento ele é enviado para a residência do condutor.

A Diferença entre CRV e CRLV

Portanto, analisando a função de cada documento, podemos concluir que o CRV serve para informar as características do veículo e legalizá-lo, enquanto o CRLV te dá à licença para trafegar com o veículo pelas vias. Ambos os documentos são essenciais para tornar a circulação do veículo legal e mantê-lo dentro da lei.

O motorista é obrigado a estar sempre em porte desses documentos. Se isso não acontecer, poderá receber multa e ainda ter os seus documentos apreendidos. Além de ter eles sempre no carro, é importante renová-los após o prazo de validade.

IPVA e RENAVAM

O IPVA é um dos tributos estaduais que o condutor deve pagar anualmente para renovar o seu licenciamento e receber o CRLV. O Imposto sobre a Propriedade do Veículo é cobrado anualmente entre os meses de janeiro e março; aqueles que efetuarem o pagamento até fevereiro recebem desconto. O valor do IPVA depende de quanto o seu veículo está custando no mercado.

IPVA

IPVA. Imagem:Divulgação

O RENAVAM é um documento que permite conhecer todo o histórico do seu veículo. Ele funciona como um RG ou CPF, só que para o automóvel. O histórico encontrado através do número do RENAVAM mostra a história do veículo desde a sua fabricação até o seu descarte.

DPVAT

O DPVAT – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre – é um seguro obrigatório e a sua principal função é indenizar as vítimas de trânsito, sejam elas pedestres ou passageiras. Essa indenização é paga em caso de morte, invalidez parcial ou total e reembolso no caso de despesas médicas.

 

Recomendados para você:

Comente (será moderado)