DENATRAN

Quem tem algum veículo com certeza já ouviu falar a respeito do DENATRAN não é mesmo? É muito importante que você conheça bastante a respeito desse departamento, isso porque ele é o responsável por diversas coisas em relação ao transito no Brasil, ou seja, multas, consultas, leis e muito mais.

Por isso aqui você vai ficar por dentro de tudo, o que é o Denatran, como usar seus serviços online, como fazer a consulta de veículos, consultar se consta alguma multa no seu veículo entre outras coisas importantes para quem quer ficar sempre em dia com o departamento de transito. Então confira tudo a respeito do Departamento Nacional de Transito.

DENATRAN

O Denatran é o Departamento Nacional de Transito. Muitos acabam confundindo o Denatran com outros órgãos responsáveis por alguns setores do Transito, como por exemplo, o Detran. O Departamento Nacional de Transito é o órgão máximo do Sistema Nacional de Transito.

A sua jurisdição é sobre todo o território brasileiro e ele tem autonomia administrativa e técnica. A sede do Denatran é localizada em Brasília.

Saiba mais Informações, acesse: IPVA 2016

O Departamento Nacional de Transito tem como principais objetivos fazer a fiscalização do transito, fazendo com que seja cumprida a legislação e a execução de todas as normas estabelecidas pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Transito).

E não é só isso, também cabe ao departamento supervisionar e coordenar todos os órgãos responsáveis pela fiscalização da politica nacional de transito.

Além disso, o departamento é responsável por estabelecer todos os procedimentos que são necessários na hora da aprendizagem dos novos condutores, expedição de documentos, licenciamentos e até mesmo a sequencia de três letras das placas de veículos.

O Departamento Nacional de Transito é muito importante para que as leis sejam cumpridas e para que os novos condutores saibam cumprir essas leis. Confira agora os serviços do Denatran.

Saiba mais Informações, acesse: Prova do Detran – Dicas e Gabarito

Serviços On-line Denatran

Hoje em dia praticamente tudo é feito através da internet não é mesmo? É claro que um departamento de tamanha importância como o Denatran não poderia ficar de fora de toda essa tecnologia e por isso no portal oficial do Denatran é possível conferir uma série de serviços online. São todos bem simples de se fazer e é possível ter acesso a várias informações sem precisar sair de casa e enfrentar filas.

Saiba mais Informações, acesse: Detran MT – Multas, Concursos e Licenciamento

Um dos serviços on-line que o portal do Denatran disponibiliza é o SISCSV, onde é possível fazer o download do Manual de Usuário do Sistema Nacional de Controle e Emissão do Certificado de Segurança Veicular.

No site você tem acesso também aos serviços do FUNSETNET que é responsável por interligar o Denatran e demais órgãos integrados ao SNT, sendo possível assim enviar prestações de contas relativas ao Funset.

No portal você também fica por dentro de tudo a respeito do DPVAT, o seguro obrigatório. Também confere toda a nomenclatura das  rodovias federais, condições das rodovias, distancia entre as principais cidades do país e muito mais. Para ter acesso a todos os serviços online do Denatran é só acessar o site http://www.denatran.gov.br/consultas_online.htm.

Denatran – Consulta de Veículos

Denatran – Consulta de Veículos. (Imagem:divulgação)

Renach – O que é ?

O RENACH é o Registro Nacional de Carteira de Habilitação. É um banco de dados com todas as informações dos condutores de veículos, isso começa a ser registrado desde o momento em que as aulas de habilitação começam.

São registrados mudanças de categorias, penalidades, suspensões, transferências, mudança de domicilio e qualquer outra mudança em relação a habilitação do condutor.

Saiba mais Informações, acesse: Detran AL, Alagoas: Consulta IPVA, Multas e Licenciamento

O Registro Nacional é responsável também por controlar a emissão da CNH e da PID que é a permissão internacional para dirigir.

O PID é um documentário que todo o brasileiro que for dirigir no exterior precisa ter em mãos. O RENACH possui uma arquitetura de base nacional através do DENATRAN e estadual através do DETRAN, as duas são integradas e se comunicam constantemente.

Denatran – Consulta de Veículos

No site do Denatran também é possível fazer uma consulta de veículo, é feito de um jeito bastante simples e rápido. A primeira coisa a se fazer é acessar o site do Denatran através do link http://www.denatran.gov.br/. Logo na página inicial já é possível conferir uma aba lateral com todos os serviços disponíveis no portal oficial.

Na área de “Serviços On-line” você deverá clicar em “Habilitação, Veículo e Recall” onde você será redirecionado para uma outra tela com outra aba lateral informando os serviços que são prestados. No caso da consulta de veículos basta clicar em “Consulta Veículo” onde você deverá informar o número do RENAVAN, CPF/CNPJ, e os dígitos que aparecem na caixa de textos, ai é só clicar em “prosseguir”.

Saiba mais Informações, acesse: Sites Detran

Se preferir pode optar por “Consulta de Veículo por Placa”, nesse caso será necessário criar um login de acesso para poder fazer as consultas especiais, basta criar um usuário e uma senha para poder entrar. Bem fácil não é mesmo? Assim você terá acesso a todas as informações do seu veículo, como multas, licenciamento e muito mais.

Denatran Consultas

No site do Denatran é possível fazer uma série de consultas diferentes, não apenas a de veículos. Todas as consultas relacionada a habilitação e veículo podem ser realizadas no portal oficial do Denatran. Você pode fazer as consultas de veículo através do número da placa ou pelo renavan, além disso, é possível fazer também a consulta Recall, sendo necessário informar apenas o número do chassi.

É possível também a consulta de Recall por montadora na aba de consultas especiais. Nesse caso é necessário criar um login de acesso informando nome de usuário e uma senha para poder acessar.

Todas as consultas são feitas rapidamente, através das informações do seu veículo. Lembrando que essas informações, como número do RENAVAM estão localizadas no documento do veículo.

Saiba mais Informações, acesse: Detran RN – Consulta de Habilitação, Multas e Licenciamento

Denatran Multas

Como é possível ter acesso as informações do seu veículo é possível também poder conferir todas as multas que estão no nome do proprietário do veículo. Isso é muito bom já que através dessa função você poderá estar sempre consultando seu veiculo e assim conferir se tem algum débito que você ainda não sabia e assim vai conseguir deixar tudo em dia mais rapidamente.

Assim que você paga a multa que está cadastrada no veículo ela já irá sumir do cadastro de débitos no sistema do Denatran, isso mostra que no sistema estará disponível apenas as multas recentes.

E é claro que se você for um motorista que não levou nenhuma multa essa parte do sistema estará sem nenhum cadastro no seu nome.

Lembrando que para consultar as multas é preciso ir na aba de consulta de veículos e informar o Renavam do veículo, para ter acesso a todas as informações relacionadas a multas.

Saiba mais Informações, acesse: Simulado Detran RJ – Prova e Gabarito

DENATRAN CONSULTAS. (Imagem:divulgação)

DENATRAN CONSULTAS. (Imagem:divulgação)

Denatran Consultas CNH

Como o Denatran é o departamento responsável pelo transito é claro que é através dele que você poderá pegar informações sobre a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). No site você poderá conferir os pontos da sua CNH, datas de validade, quando você deverá fazer a renovação e muitas outras informações.

É possível conferir a CNH no site do Detran do estado que você reside e também no site do Denatran. No site você também confere várias dicas e leis da legislação de transito, assim se você está começando a tirar sua CNH terá em mãos várias informações importantes para quem ainda precisa fazer a prova de CNH.

Saiba mais Informações, acesse: Detran DF – Licenciamento, IPVA e Consulta de Multas

Denatran São Paulo SP

O Denatran é um departamento nacional, para ter acesso a informações referentes a documentos do estado de São Paulo é necessário acessar o site do Detran SP que pode ser acessado pelo link http://www.detran.sp.gov.br/. No portal você confere tudo a respeito de multas, consultas, CNH, agendamento, regularização da CNH, defesa de multas, segunda via de documento, atendimento especial para pessoas com deficiência e muito mais.

Vale lembrar que se você precisa de informações sobre o seu veículo é necessário ter em mãos o número do Renavam. Além disso, caso seu veiculo seja de outro estado você deverá acessar o site referente ao estado em que seu veiculo está cadastrado.

O site é bastante fácil de mexer e é possível fazer várias coisas, evitando assim ter que ir até o departamento na sua cidade e enfrentar uma série de filas.

Saiba mais Informações, acesse: Detran PR – Licenciamento, Simulado e IPVA

Denatran Rio de Janeiro RJ

No caso dos veículos cadastrados no estado do Rio de Janeiro o site para ter acesso as informações do Denatran/ Detran é o http://www.detran.rj.gov.br/.

Assim como o detran de São Paulo é necessário ter em mãos o número do código de renavam do veículo. No site você vai conferir tudo a respeito do seu veículo, como multas, documento, ipva, seguro DPVAT e muito mais.

No site você confere também como tirar a habilitação, segunda via da habilitação, mudança de categoria, troca de permissão, vistoria, transferência de documento do veiculo e outras informações em relação as unidades espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro.

Saiba mais Informações, acesse: Detran MA Consulta: IPVA, Multas, Licenciamento

No site você confere também várias dicas e tudo sobre a legislação do transito, evitando assim fazer coisa errada e acabar levando multas. E se você vai tirar sua CNH agora a dica é acessar o site e conferir tudo sobre a educação no transito, vai ser muito útil para você na hora da prova.

Denatran – Restrições Judiciais

O seu veículo possui um valor no mercado e por isso na maioria das vezes ele se torna uma forma de quem financiou recuperar o dinheiro, também existem outras situações, com pensões alimentícias atrasadas, proventos de aposentadoria e etc.

O que acontece é que ocorre um bloqueio Judicial, onde determina a situação onde geralmente é a penhora do automóvel, isso pode ocorrer em caso o proprietário possua algum tipo de financiamento ou empréstimo do veículo, portanto o veículo fica aprendido pela justiça em um processo.

Essa apreensão é feita através de uma ordem Judicial onde normalmente é determinado a penhora do veículo, porém somente é penhorado depois que o Juiz reconhece o valor do veículo. O veículo fica restrito e pode ser recolhido pelo oficial de justiça em qualquer tempo até que o processos seja finalizado.

É sempre importante saber se o veículo que você está comprando possui alguma restrição, no site do DENATRAN é possível você efetuar está consulta e verificar além de restrições, multas, débitos pendentes e demais informações do veículo.

Simulador Denatran

O Simulador do Denatran foi desenvolvido para treinar os candidatos que desejam tirar a CNH ( Carteira Nacional de Habilitação ), na categoria B.

O Simulador é composto por todos equipamentos , instrumentos semelhantes à um automóvel e proporciona aos condutores  a realidade de estar dirigindo um automóvel.

Vídeos sobre o Denatran

Campanha de Trânsito – Ministério da Saúde Denatran

Denatran – Conheça

DENATRAN: Educação para o trânsito

Recomendados para você: