Detran PI – Multas, Taxas e IPVA

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13.574 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Detran PI – Multas, Taxas e IPVA

O Detran PI – Multas, Taxas e IPVA e mais informações a respeito desse assunto você encontra aqui. Saiba que é obrigatório pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros com até 20 anos de uso. Essa taxa deve ser empregada nas melhorias de estradas pelo Brasil, assim como ajuda a assegurar assistência a vitimas de acidentes de trânsito.

O IPVA pode ser pago à vista, tendo desconto no ato do seu pagamento, ou parcelado em três vezes, para que a pessoa consiga fazer o pagamento sem sofrer com os valores investidos.

Leia também: Detran DF – Licenciamento, IPVA e Consulta de Multas

Detran PI - Multas, Taxas e IPVA

Detran PI – Multas, Taxas e IPVA (Foto: Divulgação)

Detran PI IPVA

As regras e vantagens para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores não vão mudar no estado do Piauí e permanecerão como foram em 2015. Ou seja: O dono do veículo continuará pagando o imposto com desconto de 15% para o pagamento à vista, assim como terá a possibilidade de fazer o parcelamento do imposto em até três vezes, mas não existirá descontos para esta modalidade de pagamento parcelado. Os valores do IPVA serão calculados de acordo com a tabela Fipe, que determina o valor venal do veículo.

De acordo com o calendário feito pela Unidade de Administração Tributária (Unatri), da Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz), os números correspondentes aos finais das placas de cada veículo determinam os dias para que a pessoa faça a quitação da primeira cota ou cota única do tributo. Os vencimentos do IPVA 2016 acontecerão de acordo com número final da placa do veículo. No ano de 2015 os finais de placa 1 tiveram vencimento a partir de janeiro, final 2 em fevereiro, final 3 em maço, e assim sucessivamente foram feitos os vencimentos do IPVA, que deve se repetir em 2016.

Veja mais informações sobre: Detran PR – Licenciamento, Simulado e IPVA

Detran PI - Multas, Taxas e IPVA

Prete atenção nas regras do IPVA 2016 (Foto: Divulgação)

Como é calculado o seu IPVA?

O cálculo do IPVA é feito com base no valor venal do veículo e muda de acordo com o tipo de cada um. Carros novos, por exemplo, utilizam uma alíquota de 2% do valor presente na Nota Fiscal para o calculo do seu IPVA. Já para realizar o cálculo do imposto para veículos usados, é necessário usar as alíquotas seguintes: 2% sobre o valor médio total disponível na Tabela FIPE para motocicletas e ciclomotores; 1% sobre o valor médio total constante na Tabela FIPE para ônibus e caminhões e 2,5% sobre o valor médio total para outros veículos.

Para consultar o valor do IPVA Piauí 2016 basta acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e informar o Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM e placa o veículo. A tabela completa com o preço venal dos veículos pode ser acessada por meio do Siatweb (Sistema de autoatendimento), na opção IPVA, disponíveis na página da Sefaz.

Confira também: Detran RN – Consulta de Habilitação, Multas e Licenciamento

Detran PI - Multas, Taxas e IPVA

Consulte o seu IPVA 2016 (Foto: Divulgação)

Detran PI taxas

Além do IPVA outra taxa que é cobrada pelo Detran do PI, a exemplo do que acontece pelo Brasil, é o licenciamento do veículo. É por meio desse órgão que os carros do estado são regulamentados e podem circular. A taxa do IPVA serve para a manutenção de rodovias e assistência aos motoristas e o licenciamento é mais voltado a assistência de vítimas de acidentes de trânsito. Para saber quais são as taxas que precisam ser pagas referente ao seu veículo acesse o site http://www.detran.pi.gov.br e confira.

Detran PI - Multas, Taxas e IPVA

A falta de licenciamento gera multa e apreensão do carro, cuidado (Foto: Divulgação)

Detran PI licenciamento

O licenciamento do seu veículo é essencial para que ele possa circular pelas ruas. Quando o IPVA é pago também é preciso pagar uma taxa referente ao licenciamento do veículo, por isso, fique de olho no valor que é determinado por lei para que faça isso. O boleto do licenciamento pode ser emitido por meio do site do Detran. Sem o licenciamento em dia se o carro for parado pela fiscalização ele será apreendido e ficará preso no pátio do Detran local, sendo liberado somente após regularização dos débitos e do pagamento da multa por dia que o carro passar no pátio do Detran.

Detran PI - Multas, Taxas e IPVA

O excesso de multas pode te fazer perder a carteira de motorista (Foto: Divulgação)

Detran PI multas

A irregularidade do carro pode levá-lo a ter multas. Andar com o carro sem manutenção ou com itens de segurança em dia, como por exemplo, luzes de freio, lanternas reguladas, cinto de segurança entre outros itens obrigatórios, pode te fazer pagar uma multa alta e perder pontos na carteira de motorista. Por isso, cabe a você ficar atento para evitar multas e problemas com o Detran PI.

Se você tiver muitas multas e estourar os pontos aceitos para esse tipo de punição em carteira, vai ter que refazer o curso de motorista, com a necessidade de fazer uma reciclagem, onde vai aprender novamente as regras de trânsito nacional, tendo contato com aulas para condutores e avaliações de conhecimento. O teste prático também precisará ser refeito para avaliação de condução e se for aprovado terá direito a ter de volta a sua carteira de habilitação.

Saiba mais informações sobre: Consulta Detran Ceará: IPVA, Multas, Licenciamento

Detran PI - Multas, Taxas e IPVA

O teste teórico é fator determinante na sua formação como condutos (Foto: Divulgação)

Detran PI renovação de emplacamento

Se você acabou de comprar um carro novo e quer emplacá-lo pela primeira vez o jeito é ir ao Detran mais próximo. Para quem mora no Piauí antes de ir ao Detran indicamos que faça o preenchimento de um cadastro online para que depois possa fazer o seu emplacamento. Para isso é necessário clicar aqui. Nesse questionário dados básicos sobre o veículo será solicitado e cabe a você responder com clareza para que emplacamento do seu veículo não seja prejudicado. Depois disso, é só levar o carro na data marcada e com os documentos solicitados em mão para ter acesso ao emplacamento do carro.

Detran PI - Multas, Taxas e IPVA

Veja como são os exames para se tornar um condutor (Foto: Divulgação)

Detran PI Simulado

Para tirar a carteira de motorista a pessoa é submetida a uma avaliação teórica e prática, que deve ser feita por meio do Detran. O candidato precisa fazer 45 horas de aulas teóricas, onde vai ter acesso a vídeos que ajudam a entender como é a realidade no trânsito brasileiro, assim como a materiais didáticos que possam ajudá-lo a identificar como funciona a realidade atual quando o assunto é direção.

Depois desse total de aulas o aluno será submetido a um exame teórico onde terá que entender como funciona as regras teóricas de trânsito e mostrar isso. Para melhorar o seu conhecimento muitos simulados surgiram com a promessa de ajudá-lo a ter uma melhor qualidade no estudo e isso acontece com as provas teóricas do Detran do Piauí. Acesse o site http://clubedetran.com.br/simulado-detran-pi e faça agora mesmo o simulado dos testes teóricos do Detran e estudo para ser aprovado de primeira nessa primeira etapa do teste para se tornar o mais novo condutor.

Confira mais informações sobre: Detran CE – Licenciamento, Consultas completas e IPVA

Detran PI - Multas, Taxas e IPVA

Aposte no Detran para saber mais informações sobre os testes para se tornar um bom condutor em 2016 (Foto: Divulgação)

Detran PI Provas e Exames

O Detran do PI testa os candidatos a novos condutores de várias formas antes que eles possam sair por aí dirigindo os seus carros. Para começar, os condutores acabam por passar por um curso preparatório após passar pelo teste de visão e psicológico que atesta se ele tem capacidade de dirigir sem colocar a vida das pessoas em risco.

Após isso, eles fazem um curso para saber como funciona a sinalização de trânsito e aonde vêem vídeos demonstrando técnicas de segurança no trânsito. Saber como funciona cada detalhe na teoria o fará aprender melhor e a dirigir na prática com mais qualidade. Após ser aprovado no exame teórico é que começa a aula de direção na prática.

Durante alguns dias o aluno vai sair para dirigir nas ruas com um condutor credenciado e habilitado a ensiná-lo a dirigir. Essa pessoa vai cuidar para que o aluno não gere um acidente e ainda vai ensinar ele a forma correta de dirigir. Em paralelo a isso o estudante usa simulador digita de trânsito para dirigir de modo fictício e simular determinadas situações que vai ver no dia a dia no trânsito. E somente depois esse tempo de curso é que a prova prática será aplicada. Para mais informações acesse: http://www.detran.pi.gov.br.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)