IPVA 2018 MG

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

O fim do ano está chegando e isso é sinal de alguns gastos. Mas não nos referimos apenas ao Natal, às férias e ao Ano Novo, mas também aos gastos que vêm depois disso, mais especificamente para os condutores. Estamos falando do IPVA e de todos os demais tributos do veículo, que devem ser pagos logo no início do ano para que o condutor continue tendo pleno direito sobre o seu carro/moto/caminhão.

Mantenha seu documento em dia pagando o IPVA 2018 MG (Foto: Divulgação)

Se você é morador de Minas Gerais e ainda não sabe muitos detalhes sobre o IPVA 2018, continue conosco.

Consulta IPVA 2018 MG

A consulta ao IPVA é uma forma que o condutor possui de descobrir o valor que precisa pagar e o prazo para fazer isso. A consulta é disponibilizada pela Secretaria da Fazenda do estado e mostra ao condutor o valor real do tributo, referente à alíquota aplicada pelo governo do estado sobre o valor venal do veículo.

Para fazer a consulta acesse,  informe o RENAVAM e o ano exercício. Clique em “Continuar” e pronto.

Calendário IPVA 2018 MG

Todos os anos o governo do estado libera um novo calendário, contendo novos prazos para que os condutores efetuem os pagamentos das três parcelas do tributo ou da cota única. Os prazos de vencimento se alteram de acordo com o número final da placa do veículo.

Aqueles que possuem placas com final 1 e 2, fazem o pagamento da primeira parcela ou cota única em um determinado dia. O mesmo é válido para aqueles com placas com final 3 e 4. O calendário de 2018 ainda não foi divulgado, mas a expectativa é de que isso ocorra até a última semana do ano. Você pode acompanhar as alterações pelo site.

Cálculo do pagamento do IPVA 2018 MG (Foto: Divulgação)

Guia de Pagamento IPVA 2018 MG

Para efetuar o pagamento do tributo você precisa ter em mãos a guia de pagamento. Ela pode ser emitida pela internet, ou se preferir, você pode emiti-la em uma unidade da SEF/MG, apresentando o seu RENAVAM.

Pela internet a guia pode ser emitida pelo site basta informar o RENAVAM e o ano exercício.

Descontos do IPVA 2018 MG

Aqueles que optarem por efetuar o pagamento do tributo em cota única, ou seja, logo na primeira parcela, recebem um desconto de 3%. Lembrando que esse desconto só é concedido aos que efetuam o pagamento à vista do tributo, ou seja, em cota única, sem parcelar.

Além disso, para ter o desconto, o pagamento deve ser feito de acordo com o prazo de vencimento instituído pelo calendário de pagamento.

Como pagar o IPVA 2018 MG

O pagamento do seu IPVA pode ser feito em uma das agências dos bancos credenciados, como Banco do Brasil, Banco Postal, Bradesco, Mercantil do Brasil, HSBC, Caixa Econômica Federal, Santander, além das casas lotéricas.

O pagamento pode ser feito à vista ou parcelado IPVA 2018 MG (Foto: Divulgação)

Basta que você apresente o seu número do RENAVAM ou a guia de pagamento. Você não precisará informar ao atendente se deseja parcelar ou pagar em cota única, pois de acordo com o valor presente na guia de pagamento ele já saberá.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)