IPVA 2018 PI

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Se você é dono de um ou mais automóveis, com certeza já colocou o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) entre as suas contas fixas anuais. Tudo porque esse pagamento é extremamente importante para manter a regularidade do seu veículo e utilizá-lo nas cidades e também estradas.

Veja todas as informações sobre o IPVA 2018 PI (Imagem: Divulgação)

Cada localidade possui suas datas e diferenciais de pagamento e com o estado de Piauí isso não seria diferente. Então, se você reside na região e quer saber como fica a situação do seu IPVA para 2018, não deixe de conferir essa matéria que abordará os principais tópicos do assunto.

IPVA 2018 PI

Naturalmente, a cobrança do IPVA pode mudar de acordo com cada estado, mas em alguns casos elas acabam sendo mais parecidas conforme a região. No Piauí, a cobrança do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor fica por conta da Secretaria de Estado da Fazenda, que “devolve” parte do valor arrecadado para o município, para que ele volte para os usuários em forma de melhorias, por exemplo.

Alguns carros não precisam pagar o IPVA, sendo que os mais novos, fabricados cerca de até 15 anos atrás, são obrigados a pagar este imposto. Assim como alguns outros, o Piauí também faz o seu calendário de acordo com o último número da placa do carro em questão, onde o dono deve efetuar o pagamento até a data indicado.

Veja como pagar o IPVA 2018 PI (Imagem: Divulgação)

Caso você tenha mais de um veículo e suas placas terminem em números diferentes, você terá que efetuar o pagamento também em duas datas diferentes. Já o valor total pode variar de acordo com o tipo de carro, modelo e também quanto tempo ele tem de uso.

Calendário IPVA 2018 PI

Como dito anteriormente, o calendário do IPVA 2018 PI é baseado de acordo com o último número da placa do veículo. Neste caso, ele fica do seguindo modo:

Placa com final 1: cota única até 31 de janeiro;

Placa com final 2: cota única até 24 de fevereiro;

Placa com final 3: cota única até 31 de março;

Placa com final 4: cota única até 28 de abril;

Placa com final 5: cota única até 31 de maio;

Placa com final 6: cota única até 30 de junho;

Placa com final 7: cota única até 31 de julho;

Placa com final 8: cota única até 31 de agosto;

Placa com final 9: cota única até 29 de setembro;

Placa com final 0: cota única até 31 de outubro.

Caso você não queira pagar a cota única, também é possível dividir em até três vezes sendo que a primeira parcela é nas datas informadas acima e as seguintes nos dois meses seguintes, mas é sempre importante confirmar as datas específicas para não pagar nenhum multa.

Veja tudo sobre IPVA 2018 PI (Imagem: Divulgação)

Desconto do IPVA 2018 PI

Caso você opte por pagar a cota única informada acima, você ainda garante um desconto de 10% no valor integral. Essa é uma forma de fazer com que você não crie uma dívida para outros meses do ano e ainda seja recompensado. Mas, claro, não existe nenhum problema se você resolver parcelar o pagamento.

Guia de pagamento IPVA 2018

Através do site SEFAZ PI no link você encontra a guia de pagamento ou de recolhimento do IPVA 2018. Basta imprimi-la e levá-la em algum banco ou casa lotérica para pagamento na data informada. Assim, você deixa o seu automóvel na regularidade e evita o pagamento de taxa de juros e multas. Para outras consultas, você ainda pode acessar o site acima, informar o seu RENAVAM, o Chassi de seu carro, o ano, outros dados e pegar todas as informações importantes a respeito dos eu veículo.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)