IPVA 2018 RO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Você, com certeza, já ouviu falar sobre o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, popularmente conhecido como IPVA. Essa é uma conta anual na vida de todos aqueles que possuem carro – mas até mesmo que ainda não está motorizado já ouviu falar sobre a taxa paga de acordo com o seu veículo.

Como se manter em dia com IPVA 2018 RO (imagem: Divulgação)

O pagamento deste tributo configura manter o seu automóvel regularizado e pronto por mais um ano para ser usado em todo o território brasileiro e até mesmo nas estradas. Por isso, o seu pagamento é tão importante: além de estar em dia com os seus deveres enquanto motorista, você ainda evita o pagamento de multas e juros.

IPVA 2018 RO

Se você mora em Rondônia, já pode ter reparado que a forma da cobrança do IPVA é um pouco diferente dos outros estados. Mas isso é normal, afinal, o pagamento varia de acordo com cada estado e também região.

De todo o dinheiro arrecadado pelo Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor em Rondônia, metade vai para o município em que o carro está emplacado e a outra metade para o estado. Com isso, a intenção é que ocorra sempre melhorias nas vias em que os veículos são utilizados para que o dinheiro pago volte de alguma forma para o cidadão.

Calendário IPVA 2018 RO

Se você quer ter uma ideia de quando será o pagamento do seu IPVA, é necessário consultar o último número da placa de seu veículo. As datas ficam definidas da seguinte maneira:

Placas com final 1, 2 e 3: pagamento até março de 2018;

Placas com final 4: pagamento até abril de 2018;

Placas com final 5: pagamento até maio de 2018;

Placas com final 6: pagamento até junho de 2018;

Veja tudo sobre IPVA 2018 RO (Imagem: Divulgação)

Placas com final 7: pagamento até julho de 2018;

Placas com final 8: pagamento até agosto de 2018;

Placas com final 9: pagamento até setembro de 2018;

Placas com final 10: pagamento até outubro de 2018.

Desconto do IPVA 2018 RO

Os motoristas que resolverem pagar em uma outra data especificada terão um desconto especial. Para isso, ele funciona assim: serão aplicados 10% de desconto para pagamento até dois meses antes da data final indicada no calendário acima. Para pagamentos até um mês antes da data final o desconto cai para 5%. Ou seja, é algo que vale a pena de se pensar já que o valor não é dos mais baixos e o pagamento deve ser feito de uma maneira ou outra.

Guia de pagamento IPVA 2018

Antes mesmo de realizar o seu pagamento, é importante que você acesse o site oficial do DETRAN de Rondônia disponível no link. Você precisará informar o número de seu Renavam e o código de segurança solicitado – pronto, já é possível fazer toda a consulta a respeito de seu veículo.

Mantenha seu veículo em dia pagando o IPVA 2018 RO (Imagem: Divulgação)

Já em relação ao pagamento, você terá que pegar uma guia de pagamento do IPVA disponível também no site acima – basta fazer a impressão em casa. Após ter em mãos, você deve ir até uma casa lotérica ou um banco. Ao fazer o pagamento integral dentro das datas limites, você recebe o desconto previsto, mas também pode dividir em até três vezes o valor todo sem garantir o desconto.

Mas quanto eu vou pagar? Isso vai depender do modelo e ano do seu carro, já que o valor é a partir de uma porcentagem aplicada em algumas características do veículo. Ou seja, quanto maior o valor de seu automóvel, maior será o pagamento do tributo. Por isso é importante estar em dia com seu IPVA e, em caso de dúvida, não deixe de procurar o órgão responsável de seu município ou de acessar o site do Detran RO.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)