IPVA 2018 TO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Com o último mês do ano chegando, é hora de começar a colocar no papel as obrigações, principalmente financeiras, do próximo ano. Entre essas contas importantes, podemos destacar o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, também conhecido popularmente como IPVA, imposto pago por aqueles que possuem veículos.

Pagamento do IPVA 2018 TO (Imagem: Divulgação)

O seu pagamento é extremamente importante, afinal, é ele que garantirá que o seu veículo está em dia e regularizado e que você pode utilizá-lo tanto em vias públicas em municípios, quanto nas estradas – se você mora no estado do Tocantins, pode conferir agora mais informações exclusivas para a sua região.

IPVA 2018 TO

O valor a ser pago do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor varia em duas instâncias: a primeira delas é de acordo com a região, assim como a data de pagamento e a forma com que é cobrada; a outra é o modelo e ano de seu automóvel – além também de que algumas datas conseguem até desconto.

Os moradores do estado do Tocantins têm o pagamento agendado conforme o último número da placa do carro, porém, diferente da maioria dos estados, é feito a cada dois números diferentes – conforma mostraremos no próximo tópico.

O pagamento antecipado do IPVA garante desconto. (Foto: Divulgação)

Mas vale sempre ficar atento, afinal, dependendo do ano de fabricação do seu veículo, já não existe mais a obrigatoriedade em cobrar o IPVA dele. Normalmente, modelos com mais de 15 anos de fabricação já se tornam isentos da cobrança desse imposto em específico.

Calendário IPVA 2018 TO

O calendário IPVA 2018 TO é dividido em duas partes para os pagamentos em 2018: com desconto e sem desconto; confira:

Placas com final 1 e 2: pagamento com desconto até 15 de fevereiro / pagamento sem desconto até 15 de maio;

Placas com final 3 e 4: pagamento com desconto até 15 de março / pagamento sem desconto até 15 de junho;

Placas com final 5 e 6: pagamento com desconto até 16 de abril / pagamento sem desconto até 17 de julho;

Placas com final 7 e 8: pagamento com desconto até 15 de maio / pagamento sem desconto até 15 de setembro;

Placas com final 9 e 0: pagamento com desconto até 15 de junho / pagamento sem desconto até 17 de setembro.

Desconto do IPVA 2018 TO

Mas, afinal, como funciona esse tal desconto? É bem simples! Aqueles que fizerem o pagamento até a primeira data informada de acordo com a placa, garante 10% de desconto no valor total do IPVA. Aqueles que preferirem pagar até a segunda data, não estarão atrasados com o pagamento – mas também não conseguem o desconto. Vale lembrar também que o pagamento do IPVA pode ser dividido em até três vezes também sem o desconto informado acima.
Guia de pagamento IPVA 2018

O pagamento pode ser feito à vista ou parcelado IPVA 2018 TO (Foto: Divulgação)

Para realizar o pagamento do seu Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, você deve ter em mãos ao guia de pagamento, que pode ser adquirido no site do próprio DETRAN de Tocantins no site. Basta procurar a área de pagamentos, informar todos os dados solicitados e salvar o documento. Aí é só imprimir e fazer o pagamento dentro da data informada, uma vez que o atraso gera multas e taxas de juros.

Vale ressaltar ainda que, caso você tenha mais de um carro, a validade do pagamento do IPVA continua de acordo com o final da placa. Ou seja, se elas forem diferentes, a data máxima para o pagamento também será diferente para cada uma delas. Para mais informações, você pode procurar no site informado acima ou indo até o DETRAN da sua cidade – sempre portando os principais documentos para eventuais e possíveis consultas.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)