1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (212.133 votos, média: 0,00 de 5)
Loading...

IPVA

Quem tem carro, moto, caminhão, ônibus ou qualquer tipo de veículo com certeza já ouviu falar bastante a respeito do IPVA não é mesmo? O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor é um imposto que é fiscalizado pelo DETRAN, o órgão responsável por cuidar de tudo em relação ao transito no Brasil.

Acesse e saiba mais informações, acesse: DENATRAN

Todos os proprietários de veículos automotores devem estar em dia com o pagamento do IPVA, caso contrário irão sofrer uma série de penalidades aplicadas pelo Detran.

IPVA

IPVA (Foto: Divulgação)

O pagamento do IPVA deve ser feito todos os anos pelos proprietários dos veículos. As datas de vencimento podem variar de acordo com o estado, elas são determinadas pelo DETRAN que é diferente em cada estado, por isso as datas nem sempre são as mesmas.

Aqui você vai conferir tudo a respeito do licenciamento do veículo, vencimento do IPVA, tabela do IPVA e também como proceder quando levar uma multa e também como fazer a consulta dos valores do IPVA.

Acesse e saiba mais informações, acesse: Detran BA – Multas, IPVA e Licenciamento

Licenciamento de Veículos

Para poder andar com seu veículo, seja ele carro, moto, caminhão ou qualquer outro veículo automotor é necessário ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Sem esse documento você não pode circular com o veículo.

É possível obter o licenciamento do veículo presencialmente ou via Correios, confira como funciona cada uma dessas opções e veja qual a melhor maneira para você.

Acesse e saiba mais informações, acesse: Detran AL, Alagoas: Consulta IPVA, Multas e Licenciamento

Licenciamento Presencial – O período para fazer o pagamento do licenciamento vai variar de acordo com o número final da placa do veículo.

Vale lembrar que o pagamento para qualquer final de placa pode ser feito a partir de abril, caso o pagamento não tenha sido realizado até o último dia útil do mês referente ao final da placa do veículo já irá ocorrer incidência e multa e de juros também. Confira os meses referente ao final da placa de carros, motos e reboques.

  • Abril – final da placa “1”.
  • Maio – final da placa “2”.
  • Junho – final da placa “3”.
  • Julho – final da placa “4”.
  • Agosto – final da placa “5” e “6”.
  • Setembro – final da placa “7”.
  • Outubro – final da placa “8”.
  • Novembro – final da placa “9”.
  • Dezembro – final da placa “0”.

No caso dos caminhões as datas são:

  • Setembro – Final da placa “1” e “2”.
  • Outubro – Final da placa “3”, “4” e “5”.
  • Novembro – Final da placa “6”, “7” e “8”.
  • Dezembro – Final da placa “9” e “0”.

Lembre-se que é preciso ter o novo documento em mãos até o final do mês de licenciamento do seu veículo, no 1º dia do próximo mês, caso o motorista ainda não tenha o novo documento, ele não poderá circular. Para fazer o pagamento do licenciamento é preciso ter quitado as multas, IPVA e também o seguro Obrigatório DPVAT.

É necessário fazer o pagamento em agências bancárias, lotéricas, caixas eletrônicos ou até mesmo pela internet, depois é só ir até uma unidade de transito para conferir o prazo de entrega do novo documento, ao chegar o prazo é só ir retirar o novo documento.

Acesse e saiba mais informações, acesse: IPVA 2016 – Detran

Licenciamento Via Correios – os prazos de pagamento são os mesmos do licenciamento presencial, a única diferença é que você deve fazer o pagamento com antecedência, isso porque o novo documento demora até 7 dias úteis para chegar diretamente no endereço cadastrado. Nos meses de janeiro, fevereiro e março esse prazo pode chegar até 20 dias uteis devido ao volume maior de solicitações.

Vale lembrar que nesse caso é preciso pagar uma taxa para entrega, mas é uma ótima saída para quem não tem tempo de ir até a unidade do DETRAN para retirar o documento. A taxa é em média 11 reais.

Acesse e saiba mais informações, acesse: Simulado Detran RJ – Prova e Gabarito

Vencimento do IPVA 

Todos os anos é necessário fazer o pagamento do IPVA do seu veículo, assim como o licenciamento e o seguro DPVAT. Para fazer o pagamento certo e ficar em dia com tudo é preciso conferir quais as datas do vencimento do IPVA. É importante procurar saber isso porque as datas de vencimento podem variar de acordo com cada estado.

Além da data de vencimento, que pode variar, o valor também pode ser diferente, dependendo do modelo do veículo, do ano e do estado. Mas é importante lembrar que a data de vencimento não é muito diferente, então é possível ter uma boa base olhando apenas uma tabela de vencimento do IPVA.

É importante conferir o vencimento do IPVA com antecedência para que você consiga um desconto no valor total do imposto. Se você pagar todo o valor do IPVA em uma única parcela no mês de janeiro você consegue um ótimo desconto no valor total.

Acesse e saiba mais informações, acesse: Detran GO – Simulado, IPVA e consultas

Mas se você não tiver condições de fazer o pagamento total em apenas uma parcela, saiba que é possível dividir o valor em até 3 vezes dependendo do valor do imposto para seu veículo. Normalmente no caso das motos o valor do IPVA é menor e não é possível dividir.

Tabela do IPVA 2017

Todo ano é divulgado a Tabela do IPVA. Nessa tabela estão estabelecidas as datas de pagamento referente a cada placa. Assim como o licenciamento do veículo a data de vencimento pode variar de acordo com o número do final da placa. No geral o IPVA é sempre pago no começo do ano.

No mês de Janeiro é possível fazer o pagamento total do IPVA e uma única parcela com um desconto que varia de acordo com cada estado.

Acesse e saiba mais informações, acesse: Detran ES – Consultas, Licenciamento e IPVA

No estado de São Paulo, por exemplo, quem optar por pagar tudo em uma cota única no mês de janeiro recebe um desconto de 3%.

É possível também pagar tudo em única parcela no mês de fevereiro, mas nesse caso não é possível conseguir o desconto no valor do IPVA. E também é possível parcelar o valor total do IPVA em 3 vezes, pagando a primeira parcela em janeiro, segunda em fevereiro e a terceira em março, também sem descontos.

Confira a Tabela do IPVA 2017

Com a tabela já definida para o IPVA fica mais fácil se preparar para fazer o pagamento do Imposto anual. Lembre-se que é preciso ficar com o pagamento em dia, caso o pagamento não seja feito no começo do ano você deverá fazer o pagamento quando for fazer o licenciamento, e nesse caso poderão ocorrer juros, deixando o imposto mais caro.

Por isso a dica é se preparar e fazer o pagamento logo no começo do ano e aproveitar o desconto que é oferecido. Em alguns estados o desconto chega até 6%,então vale muito a pena pagar tudo em janeiro, além de não precisar se preocupar mais com o IPVA até o próximo ano.

Multas de Trânsito como Proceder

Ninguém gosta de tomar uma multa de transito não é mesmo? Até porque nem sempre temos condições de arcar com o valor total da multa, mas é fato de que elas de maneira geral são importantes, assim tomamos mais cuidado ao dirigir para evitar receber a temida multa.

Mas muitas vezes um pequeno descuido pode ocasionar no recebimento da multa e ai é preciso saber exatamente como proceder quando isso acontecer.

Acesse e saiba mais informações, acesse: Consulta Seguro DPVAT MG Carros e Motos

Quando você receber uma multa irá receber um boleto com todas as informações da multa, ou seja, qual foi a infração, qual o local, a hora, o dia e o valor que deverá pagar. Caso você não concorde com a multa que recebeu é possível recorrer, é um direito de todos os motoristas.

Os valores das multas aumentaram bastante esse ano, então confira as mais graves e fique atento para não levar multas:

ffff

Consulta valores IPVA

Já é possível consultar os valores do IPVA para seu veículo através do site do DETRAN de cada estado. É preciso ter em mãos o RENAVAM do veículo e também a placa. Informando os dados que são necessários é possível ter acesso aos valores do IPVA para o ano de 2016.

Vale lembrar que é preciso acessar o site do DETRAN do estado em que o veiculo está cadastrado, assim você terá acesso a todas as informações referentes ao pagamento do IPVA do seu veículo no ano de 2016.

Acesse e saiba mais informações, acesse: Detran PE – CNH Popular, Simulado e IPVA

É importante fazer a consulta do IPVA para que assim você já se prepare para fazer o pagamento logo no mês de janeiro, garantindo o desconto anual no valor do IPVA e sempre é bom conseguir um bom desconto não é mesmo? Então acesse agora mesmo o site do DETRAN e com a placa e o número do renavam em mãos já poderá fazer a consulta da  Caso você não saiba o número do RENAVAM é só conferir no documento do seu veículo.

 

 

 

 

 

 

 

Recomendados para você: