Site do Detran RJ – Rio de Janeiro

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

O Departamento Estadual de Trânsito ( Detran ) do Rio de Janeiro é responsável por todas as ações relativas à organização, fiscalização do trânsito e formação de condutores.

O site do Detran RJ, disponível no link http://www.detran.rj.gov.br/ oferece aos proprietários de veículos e motoristas uma série de serviços e informações. Pelo endereço eletrônico do orgão, é possível consultar a situação de veículos, taxas e outros.

Serviços Oferecidos pelo Site

No site do Detran RJ, o cidade pode imprimir taxas, consultar a situação de veículos e de carteiras de motoristas, verificar o laudo da vistoria e protocolos, além de se informar sobre como retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

detran-rj

A primeira habilitação pode ser solicitada por pessoas alfabetizadas, maiores de 18 anos, com documento de identificação e CPF. As categorias que podem ser pedidas são A, B, ACC, AB e ACCB. Além dos documentos pessoais originais e cópias a serem apresentadas, o futuro condutor deve levar também um comprovante de residência e a Guia com o pagamento das taxas.

Como Retirar a 1ª Habilitação

Alguns exames devem ser feitos para a retirada da primeira habilitação como o exmae médico, exame psicológico, exame de legislação de trânsito e exame de direção.

Para dar entrada no processo da CNH, é preciso agendar no Portal do Detran RJ ou pela Central de Atendimento no telefone 0800-0204041 (interior) ou 3460-4040/41/42 ( de segunda a sexta, das 06h às 00h e aos sábados das 08h às 18h.

Como Fazer a Consulta das Multas?

As multas pendentes do veículo podem ser consultadas na seção de serviços online em “Multas” com o número da Placa e o número do Renavam.

No mesmo link o condutor ou proprietário do veículo pode imprimir a guia de pagamento para quitação da infração nas agências do Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e conveniados.

Consulta de Infrações e Pontos da CNH

De acordo com o Código Nacional de Trânsito, o dono do veículo é responsável pela pontuação, gerada por infrações cometidas, relacionada a aquele automóvel. Com 20 pontos na CNH, o motorista tem o direito de dirigir suspenso.

Caso o proprietário do veículo não seja o condutor que cometeu a infração, esse deve identificar o condutor correto para que a pontuação seja transferida. A situação da CNH, do veículo e do CPF do condutor pode ser consultada também pelo site do Detran de cada Estado.

Site do Detran RJ - Rio de Janeiro

Site do Detran RJ – Rio de Janeiro. Imagem:Divulgação

Consulta a outros Débitos

Qualquer débito em relação ao veículo pode ser consultado com o número da Placa e do Renavam, licenciamentos, cálculo do emplacamento, multas, seguro DPVAT, restrições do veículo ou outros tipos de taxas que estiverem em aberto.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)