IPVA 2018 AM

Home > Detran AM > IPVA 2018 AM

Se você é motorista iniciante e ainda não teve que pagar nenhum tributo sobre o seu carro, se prepare, pois isso está prestes a mudar. No início do próximo ano começará a ser cobrado o IPVA – Imposto Sobre a Propriedade do Veículo -, um tributo de pagamento obrigatório a todos os motoristas. Juntamente dele você também deverá arcar com o seguro obrigatório, licenciamento anual e infrações que tenha cometido.

Veja a seguir as principais informações sobre o IPVA 2018 AM.

Consulta IPVA 2018 AM

Uma das melhores formas de você saber o valor do seu IPVA é efetuando uma consulta no site do Detran de seu estado. Acessando o site você tem a opção de consultar os lançamentos do IPVA.

Para tal informe o RENAVAM do seu veículo e clique em “Consultar”. Na página seguinte você poderá conferir o valor total do seu IPVA, além das opções de pagamento.

Calendário IPVA 2018 AM

O calendário do IPVA possui todos os prazos limites para pagamento da cota única e das parcelas do tributo. Os seus prazos variam de acordo com o número final da placa do veículo, por isso é essencial conferi-lo com o número da placa anotado.

Com o calendário você fica ciente de todos os possíveis descontos que pode receber, de acordo com o limite de pagamento. O novo calendário de 2018 ainda não foi divulgado, mas quando ele for, poderá ser encontrado no site da Secretaria da Fazenda.

Veja como pagar o IPVA 2018 AM (Imagem: Divulgação)

Alíquotas IPVA 2018 AM

Cada estado brasileiro define alíquotas entre 0,4% e 5% para cobrar sobre o valor venal dos veículos. Sendo assim, o valor cobrado nunca é o mesmo, mesmo que você tenha o carro igual ao do fulano que mora em outro estado.

No Amapá as alíquotas são as seguintes: 2% para veículos com até 1.000 cilindradas de potência e 3% para veículos com mais de 1.000 cilindradas.

Descontos IPVA 2018 AM

Um grande ponto positivo do IPVA é que o motorista consegue bons descontos se optar pelo pagamento integral em cota única. No Amapá, por exemplo, quem optar pela cota única e efetuar o pagamento até o prazo estipulado no calendário, recebe o desconto máximo de 10%.

Já quem optar pelo pagamento em cota única, mas efetuá-lo até o segundo prazo estipulado no calendário, recebe 5% de desconto. A partir da terceira parcela ou terceiro prazo, mesmo que o motorista pague em cota única, não receberá nenhum desconto.

Veja mais informações sobre o IPVA AM 2018 (Imagem: Divulgação)

Guia de Pagamento IPVA 2018 AM

A guia de pagamento pode ser emitida no mesmo site da consulta dos lançamentos do IPVA. Entretanto, ao invés de informar o RENAVAM na área dos lançamentos, você deve informa-lo na área de “Impressão DAR IPVA”.

Além do RENAVAM, valide a consulta e clique em “Consultar”. Na página seguinte você poderá informar se deseja pagar cota única ou parcelado, e em seguida a guia será gerada. A guia de pagamento pode ser paga no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Unibanco, Bradesco e também nas casas lotéricas de todo país.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...