6 passos para acertar em cheio a troca de faixa se segurança

Home > Blog > 6 passos para acertar em cheio a troca de faixa se segurança

A troca de faixa no trânsito é algo muito comum e feita para poupar tempo, principalmente quando você precisa chegar a algum lugar rapidamente. No entanto, essa prática exige muito cuidado e atenção dos motoristas, pois quando feita de forma errada pode resultar em acidentes. Além disso, alguns motoristas ficam inseguros na hora de fazer a ultrapassagem, justamente por terem medo de que algo dê errado.

 troca de faixa se segurança

troca de faixa se segurança. Imagem:divulgação

A ultrapassagem é algo liberado em vários pontos, portanto todo motorista deve saber como fazê-la, sendo que ela é indispensável em algumas situações. Observando os pontos certos e seguindo algumas dicas não há como errar. Para perder sua insegurança, veja a seguir 6 passos para acertar em cheio a troca de faixa de segurança.

Acesse e saiba mais informações: Viajar de carro para outro país: documentos necessários, seguro e tudo mais

Dicas para trocar de faixa

Algumas dicas e cuidados podem ser adotados na hora de fazer a mudança de faixa. Muitas dessas coisas são ensinadas nas aulas práticas de direção, mas caso você tenha esquecido, aqui vão as dicas para você não errar:

1 – Sinalização: o primeiro passo para fazer a troca é sinalizar o motorista que você tem essa intenção. Por isso ligue a seta e observe o retrovisor lateral (depois daremos mais algumas dicas de como você deve olhar corretamente para os seus retrovisores).

2 – Verifique a distância: caso algum veículo esteja vindo, é fundamental avaliar a distância. Você só deve entrar na faixa se o veículo estiver longe o suficiente para sua ultrapassagem. Lembre-se de se manter o mais próximo possível do carro que está ultrapassando.

3 – Após a ultrapassagem: quando você tiver ultrapassado o veículo, alinhe o seu carro rapidamente.

 troca de faixa se segurança

troca de faixa se segurança. Imagem:divuglação

4 – Velocidade: outro passo importante é ficar ligado na velocidade em que fará a ultrapassagem. Para evitar acidentes é indicado entrar na pista ou faixa com uma velocidade igual à dos demais veículos. Isso pode te ajudar a se acomodar no ritmo dos demais veículos e se encaixar nas outras faixas.

5 – Espaço apertado: caso você precise mudar de faixa, mas há muito trânsito e o espaço é apertado, o ideal é “negociar” com o motorista. Isso indica que além de ligar a seta você deve adotar métodos como acenar ou até mesmo buzinar de leve, para alertar o motorista sobre sua intenção.

6 – Atenção: a atenção no momento da ultrapassagem deve ser redobrada. Você deve prestar atenção em tudo que acontece à sua volta, principalmente aos pedestres e motociclistas. Antes de mudar de faixa olhe para todos os lados e certifique-se de que ninguém entrará no caminho.

Acesse e saiba mais informações: Você sabe dirigir na chuva?

Como olhar no retrovisor para mudar de faixa

Observar os retrovisores ao dirigir e ao fazer uma ultrapassagem é algo importante e deve ser feito da forma correta. Há dois tipos de retrovisores: o interno e os dois externos. É fundamental que você olhe para eles virando a cabeça, não mexendo somente os olhos. Isso é válido tanto para as aulas no Detran quanto no dia a dia.

Quando você sinalizar para a direita ou esquerda, olhe para o retrovisor da mesma direção no mínimo duas vezes antes de fazer a ultrapassagem

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...