Como fico sabendo quantos pontos tenho na CNH?

Home > Blog > Como fico sabendo quantos pontos tenho na CNH?

Quando você se torna um motorista precisa estar consciente de vários aspectos, situações e informações relacionadas ao trânsito e a sua Carteira Nacional de Habilitação. Um dos aspectos mais importantes é a de pontos na carteira; quando você recebe a sua carteira, não possui nenhum ponto registrado.

Entretanto, conforme o tempo vai passando, pode ser que você cometa algumas infrações de trânsito. Essas infrações geram multas e acarretam pontos que são acumulados em sua CNH; o limite máximo de pontos que um motorista pode acumular é 20 pontos e, se passar desse limite, pode ter a sua CNH suspensa.

É possível consultar os pontos da CNH?

Sim. Felizmente o Detran de cada estado brasileiro possui um portal na internet onde disponibiliza a consulta de pontos da habilitação. Para efetuar a consulta é preciso informar alguns dados, como o RENAVAM e o número da placa do veículo. A consulta permite que o condutor descubra quantos pontos possui acumulados, e assim saiba se está perto ou não de ter a sua CNH suspensa.

Como fico sabendo quantos pontos tenho na CNH?

Como fico sabendo quantos pontos tenho na CNH? Imagem:divulgação

Outra forma de descobrir os pontos de sua CNH é acompanhar e guardar todas as notificações de multas que chegarem à sua residência, desde a primeira. A notificação de infração possui muitos detalhes sobre a multa, inclusive os pontos que ela possui. Dessa forma você pode calcular manualmente todos os pontos de suas infrações.

Acesse e saiba mais informações: Tempo de suspensão por 20 pontos na CNH aumentou

O que acontece quando se tem 20 pontos na CNH?

Quando o condutor comete várias infrações e atinge o limite máximo de 20 pontos na CNH, a sua carteira é suspensa. Isso significa que, por um determinado tempo, o motorista não poderá mais dirigir. Geralmente esse tempo varia de 6 meses a 1 ano e, em caso de reincidência, de 8 meses a 2 anos.

Como fico sabendo quantos pontos tenho na CNH?

Como fico sabendo quantos pontos tenho na CNH? Imagem:diuvlgação

Durante a suspensão o motorista terá que participar de um curso de reciclagem, pois assim terá direito de receber a sua CNH de volta após o prazo determinado.

Quando o motorista chega aos 20 pontos, ele recebe uma notificação em casa da abertura do procedimento administrativo. Durante o procedimento o motorista poderá continuar circulando com o veículo e deverá também apresentar os recursos/defesa.

Acesse e saiba mais informações: Detran-CE adere ao SNE e motorista pode pagar multa com desconto

E se eu não tiver nenhum ponto na CNH?

Dificilmente um condutor nunca irá cometer uma infração, ainda que seja leve. Mesmo assim, se você não possuir nenhum ponto, é muito bom. Assim você não precisa se preocupar, pois está muito longe de ter a sua CNH suspensa ou cassada.

Outro ponto importante a ser destacado: supondo que você tenha cometido uma infração média e esteja com 7 pontos na CNH, e essa foi a única infração cometida em 12 meses; após esses 12 meses, a sua pontuação é zerada, ou seja, você passa a não ter nenhum ponto novamente. Para a sua CNH ser suspensa, você precisa atingir os 20 pontos em um prazo de 12 meses; se tiver atingido 15 pontos em um ano, e, por exemplo, 10 pontos no ano seguinte, eles não se acumulam e a sua CNH não é suspensa.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...