Como perder o medo de dirigir?

Home > Blog > Como perder o medo de dirigir?

Algo que atormenta a vida de muita gente é o medo de dirigir. Conhecido como amaxofobia, esse problema afeta milhões de pessoas no Brasil, a maioria mulheres. As pessoas que sofrem disso geralmente não conseguem nem pensar na ideia de conduzir um veículo, mesmo que com o acompanhamento de outra pessoa.

Psicologicamente, elas sentem-se inseguras, receosas e podem até mesmo ter ataques de pânico no volante. Fisicamente, podem sofrer enjoos, dores de cabeça, suar frio, ter tremedeiras entre outros sintomas. É uma fobia séria, que precisa ser tratada com calma e paciência.

Medo de dirigir

Entre os motivos que geram essa fobia podem estar traumas do passado, tais como acidentes sofridos dentro de um veículo. Outros itens contribuem com essa fobia, tais como: o receio de ser criticado e ridicularizado enquanto dirige, de bater o carro, de atropelar alguém etc.

Medo de trânsito

Geralmente esse medo se amplifica quando é preciso encarar o trânsito das cidades grandes. A visão de múltiplos veículos pode desencadear os sintomas, ainda mais se por algum motivo alguém acionar uma buzina atrás do veículo da pessoa que tem essa fobia. A pressão, mesmo que psicológica, pode ser bem difícil de lidar.

medo de dirigir

Como perder o medo de dirigir? Imagem:divulgação

Medo de dirigir sozinha

Esse talvez seja o principal receio de uma pessoa que tem fobia de dirigir, mesmo que num grau leve: dirigir sozinha. Quando há alguém do lado, existe certo conforto e segurança, ainda mais se essa pessoa possui experiência na direção. Já quando se está sem ninguém, a fobia pode tomar conta.

Acesse e saiba mais informações: Detran RN, Consulta de Multas, CNH, IPVA

Medo de dirigir na estrada

Outro item que aflige muito as pessoas que possuem amaxofobia, é o medo de dirigir na estrada. Isso porque nesses locais as velocidades são maiores, existem grandes veículos como caminhões, ultrapassagens são comuns e necessárias, e o estado de conservação das rodovias nem sempre é bom. Chega a ser aterrorizante apenas pensar na ideia de ter de encarar uma estrada.

O que fazer quando você tem medo de dirigir

Contudo, existem coisas que você pode fazer para tentar superar o medo. Inicialmente, é importante você ter em mente porque você possui esse medo. Tentar achar a causa que o originou é fundamental para conseguir superá-lo.

Depois, é preciso realizar todo um trabalho mental para ir desconstruindo essa ideia negativa de que dirigir é ruim e perigoso. É importante ter em mente que isso é apenas mais uma das atividades do dia a dia, uma atividade simples e corriqueira que, pelo contrário, pode ser muito prazerosa, além de estimular a independência, a liberdade e a busca por novos cenários.

medo de dirigir na estrada

Como perder o medo de dirigir? Imagem:divulgação

Afinal, com um veículo bem abastecido você pode empreender uma viagem para qualquer lugar do Brasil ou da América, basta apenas se planejar e cair na estrada. Com um veículo você vai para diferentes destinos quando quiser, sem precisar depender de outros meios de transporte ou de outras pessoas.

Você precisa refletir sobre o seu motivo de dirigir. Por que você dirige? Se é para ter liberdade, levar as crianças na escola, trabalhar, divertir-se, viajar etc. Sabendo disso, você pode elencar os motivos e o porquê da sua necessidade de dirigir. Desse modo, você terá em mente a justificativa para conduzir um veículo, podendo convencer-se melhor da importância de dirigir e começar a eliminar o medo.

Como superar o medo de dirigir

Existem algumas dicas práticas que podem lhe ajudar a ir superando o seu medo, que podem ser aplicadas antes e durante a direção. Vamos a elas!

Acesse e saiba mais informações: Conheça os Carros que serão Lançados em 2016

Dirigindo na cidade

– Para começar, é importante você pedir a ajuda de um amigo, companheiro, conjugue ou alguém que saiba dirigir para lhe acompanhar. Desse modo, você poderá ter mais segurança na hora de partir para a ação. Mas lembre-se de escolher alguém bem calmo, de preferência que ensine bem. Pessoas mais exaltadas ou impacientes irão te atrapalhar mais do que ajudar. Você, nesse primeiro momento, precisa de ajuda e calma, não alguém gritando no seu ouvido que você esqueceu de dar o sinal ou fez a curva muito aberta. Ele pode até te avisar desses erros, porém o jeito como fizer isso faz toda a diferença.

Se for necessário, contrate um profissional. Professores de autoescolas frequentemente dão aulas particulares, então pode ser uma boa ideia, principalmente porque muitos deles já possuem uma didática para ensinar e acalmar os alunos mais afoitos, ansiosos ou receosos;

dirigir medo

Como perder o medo de dirigir? Imagem:divulgação

– Escolha um local pouco movimentado e com ruas bem cuidadas. Algumas vias de bairros residenciais costumam ser assim, principalmente se afastadas das grandes avenidas. Nesses locais você poderá dirigir com mais tranquilidade, sem ser pressionada por motoristas apressados, nem terá de perder tempo ao ficar presa dentro de um engarrafamento. E o fluxo de pessoas geralmente também é pequeno, não precisando se aterrorizar com a chance de atropelar alguém.

Porém, essa pouca quantidade de pessoas será importante para você conseguir dirigir, pois poderá praticar a preferência para elas atravessarem a rua, poderá parar na faixa de pedestres etc;- Lembre-se sempre de verificar se os componentes do veículo estão em boas condições, tais como pneus e freios.

dirigir

Sabendo disso, você poderá se sentir mais segura na hora de dirigir, pelo seu veículo estar inteiro e pronto para ser usado. Algo que pode gerar uma confiança a mais;

– Use cinto de segurança e sempre respeite a sinalização. Se necessário, consulte um manual de trânsito antes, pois quanto mais você souber, provavelmente mais segura irá se sentir. É muito chato ver uma placa e não saber o que ela significa, isso pode até mesmo deixar o motorista ansioso e preocupado por poder estar infringido alguma norma de trânsito.

Acesse e saiba mais informações: Recursos de Multas de Trânsito. Como Fazer?

Dirigindo na estrada

– Na estrada alguns cuidados são semelhantes, tais como observar as condições do veículo. Além dos itens citados antes, é importante conferir extintor, triângulo de sinalização, estepe, faróis, pisca-alerta etc. Não que não sejam importantes também na cidade, na verdade são e muito;

– Pesquise e saiba mais sobre o trajeto que for fazer, para evitar se perder no caminho ou pegar caminhos mais longos. Quanto mais você souber dos pontos onde deverá passar e do tempo que poderá ser gasto dirigindo, mais segura você poderá se sentir;

– Opte por dirigir de dia, por causa da luminosidade. E de preferência num dia ensolarado, com boa visibilidade. Confira a previsão do tempo antes de dirigir, pelo menos no começo, enquanto você vai superando sua fobia. Depois você pode tentar treinar a direção embaixo de chuva, quando estiver mais segura de si. Só observe as normas de boa direção na chuva antes de encará-la;

dirigir

Como perder o medo de dirigir? Imagem:divulgação

– As regras de trânsito nas estradas podem variar um pouco, mas busque usar o cinto de segurança e obedecer a sinalização corretamente. Na hora de ultrapassar, dê o pisca-alerta e acelere o carro com calma, sem medo. Bons motoristas podem até dar uma diminuída na velocidade dos veículos que dirigem para você concluir a ultrapassagem. Mas nem sempre conte com isso, portanto calcule a distância, velocidade e o tempo que precisará para concluir a ultrapassagem. Mas faça isso com cuidado e tranquilidade. Por mais que os limites de velocidade na estrada sejam maiores, não é uma corrida! Vá no seu tempo;

– Quando alguém for lhe ultrapassar, diminua um pouco sua velocidade para que ele conclua a ultrapassagem tranquilamente. Mas não diminua de uma vez, pois poderá haver outros veículos atrás. Olhe no retrovisor para conferir. Seja cuidadosa e gentil;

dirigir com medo

Como perder o medo de dirigir? Imagem:divulgação

– Mantenha uma boa distância de veículos grandes e de pequenos também;

– Ao ser informado de uma curva por uma placa ou vê-la adiante, vá diminuindo a velocidade para contornar a curva adequadamente. Evite frear ou deixar para diminuir a velocidade muito em cima dela;

– No começo, tente fazer trajetos curtos, de uma cidade a outra. Não precisa se arriscar indo de uma capital a outra, por mais que sejam próximas. O importante é ir conquistando degrau por degrau, trecho por trecho de pista até estar pronta para encarar maiores desafios.  Você também nem precisa ir de uma cidade a outra, pois de um ponto ao outro numa rodovia já pode ser de grande ajuda. Depois de cidade a cidade, aí de estado a estado e por aí vai. O limite você que decidirá depois!

– Lembre-se de treinar em ladeiras, subidas e morros também, pois eles poderão surgir nas suas viagens. Nesse caso, é interessante ter alguém mais experiente do lado para lhe ajudar ou dar dicas.

dirigindo

Como perder o medo de dirigir? Imagem:divulgação

Aprenda a dirigir bem!

Com base nas dicas que passamos, você não só poderá enfrentar sua fobia de dirigir, como há possibilidade de melhorar sua direção. Dirigir não é algo tão difícil quanto se pensa, basta apenas prática, informação e respeito às normas de trânsito. Afinal, elas são feitas justamente para garantirem a boa convivência e circulação entre veículos e pedestres.

E lembre-se de tentar e tentar, pois para vencer esse medo você precisa ter disposição e ânimo! E mesmo assim se ainda estiver insegura, tente procurar apoio de um psicólogo ou de pessoas que passaram por esse tipo situação. Veja grupos nas redes sociais, fóruns e sites que tratem desse tema e que possuam membros na mesma situação. Conversar com eles e trocar experiências pode ser uma boa na hora de tentar vencer a amaxofobia.

E se você gostou do artigo, não esquece de deixar um comentário!

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...