Como usar o freio de mão de forma correta

Home > Blog > Como usar o freio de mão de forma correta

O freio de mão também pode ser chamado de freio de estacionamento. Ele consiste em um equipamento cujo objetivo é manter o carro parado quando não estiver sendo usado. Não usa eletricidade e é um equipamento muito importante, pois evita que o carro ande quando não está ligado.

Acontece que muitas pessoas não sabem como usá-lo corretamente e conhecem pouco sobre ele. O freio de mão não dura para sempre: ao longo do tempo ele acaba perdendo sua eficácia e deve ser trocado. Descubra, a seguir, como usar o freio de mão de forma correta.

Para que serve o freio de mão?

Como já falamos, o freio de mão serve para manter o carro parado quando ele não está ligado. Ele é muito usado principalmente em subidas e descidas: ao estacionar o carro em lugares como esse, você deve usar o freio de mão para impedir o carro de se movimentar.

freio de mão

freio de mão. Imagem:divulgação

Caso o freio de mão esteja desregulado, há grandes chances de acontecerem acidentes. Por isso é fundamental saber como ele funciona e o momento certo de mandar arrumá-lo.

Acesse e saiba mais informações: Viajar de carro para outro país: documentos necessários, seguro e tudo mais

Como funciona o freio de mão?

O freio de mão geralmente é acionado nos veículos por meio de uma alavanca. Ele é formado por um cabo de aço que, ao ser puxado por meio da alavanca, pressiona as lojas do freio traseiro sobre as rodas, o que as mantém travadas e impede que o veículo se movimente.

O freio de mão não deve ser acionado quando o veículo está em movimento, pois isso pode danificar os pneus e o seu sistema. Por isso é indicado que antes de sair com o veículo o motorista verifique se o freio não está puxado.

freio de mão

freio de mão. Imagem:divulgação

Quando for acionar o freio de mão é fundamental não usar muita força. Você deve puxar a alavanca com suavidade, de modo a evitar causar danos no cabo.

Usar força excessiva pode, em um futuro próximo, dificultar a ativação e desativação do freio de mão. O botão de acionamento presente em grande parte dos freios de mão deve ser usado somente para destravar o veículo e nunca deve ser pressionado ao mesmo tempo em que você puxa a alavanca.

Acesse e saiba mais informações: DENATRAN

Freio de mão: Manutenção

A manutenção do seu freio de mão deve ser realizada a cada 15 ou 20 mil quilômetros para garantir que você não sofra nenhum dano ou cause algum acidente. Outro meio de sempre ficar de olho em seu carro e no freio de mão, é ficar atenta à luz do sistema de freio presente no painel.

Freio de mão

Freio de mão. Imagem:divuglação

Se a luz ficar acesa quando o carro está em movimento pode indicar que o freio de mão não está 100% ou está com falta de algum componente em seu sistema de frenagem. Ao se deparar com uma situação dessas você deve ir ao mecânico e solicitar uma revisão no freio de mão.

Todo cuidado é pouco para evitar acidentes e outros problemas no trânsito. É essencial sempre estar de olho nos sinais que o seu veículo dá.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...