Dá para ouvir o som fora do carro? Multa!

Home > Blog > Dá para ouvir o som fora do carro? Multa!

Ano passado uma lei foi aprovada pelo Contran que previa uma multa à motoristas com som alto, independente do volume. Agora, aqueles que perturbarem o sossego público arcam com uma infração grave.

Se você não sabia disso e acaba de adquirir um veículo ou até mesmo um som mais potente, chegou a hora de conhecer mais sobre as leis regulamentadas. A lei foi aprovada em 2016, o que significa que ainda dá tempo de se inteirar sobre o assunto e fazer de tudo para ficar longe das multas. Saiba mais a seguir.

Saiba mais informações, acesse: DENATRAN

Dá para ouvir o som fora do carro? Multa!

Dá para ouvir o som fora do carro? Multa!

Som alto virou infração grave

A multa para quem ouve som alto em seu veículo foi regulamentada pelo Contran, por meio da resolução nº 624. O Ministério das Cidades informou que a partir deste momento, todos aqueles que forem pegos perturbando o sossego público, como foi mencionado, pode ser multado e sem medição do volume em decibéis. Sendo assim, a multa pode ser aplicada independentemente do volume ou frequência.

Por isso agora é essencial ouvir música baixa, de maneira que não perturbe o espaço das outras pessoas e, de preferência, durante o dia. Tudo isso pode ajudar na hora de evitar uma multa alta e a perda de alguns pontos na CNH.

Código Brasileiro de Trânsito – Som permitido

Antes dessa lei entrar em vigor e ser regulamentada, o Código Brasileiro de Trânsito tinha estabelecido um limite aceitável de até 80 decibéis a uma distância de 7 metros, e de 98 decibéis, a 1 metro. Sendo assim, quando o agente de trânsito ia multar, era necessário usar um equipamento denominado decibilímetro que, por sua vez, devia ser registrado pelo Inmetro.

Saiba mais informações, acesse: IPVA 2017 – Detran

Com a nova lei, o equipamento não se faz totalmente necessário e o agente de trânsito pode multar sempre que for necessário, ou seja, sempre que o som estiver perturbando a vida de outras pessoas. É importante ressaltar que o agente de trânsito deve informar no campo de observações da infração, qual foi a forma de constatação que o som estava perturbando as demais pessoas.

Dá para ouvir o som fora do carro? Multa!

Dá para ouvir o som fora do carro? Multa!

Multa e Perda de Pontos na CNH – Som alto

O motorista que for flagrado com o som alto que esteja perturbando as demais pessoas levará uma multa e ainda perderá pontos em sua CNH. A infração é considerada grave, o que leva à perda de 5 pontos em sua Carteira de Habilitação. O motorista ainda precisa pagar uma multa no valor de R$195,23 e o veículo é retido.

É importante alertar que, em alguns casos, não há como levar multa nem perder pontos. Buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha-a-ré, sirenes, veículos de publicidade com caixas de som e carros de competição e entretenimento estão fora dessa nova lei e podem circular em locais permitidos pelas autoridades.

Saiba mais informações, acesse: Veja como Solicitar Devolução de IPVA

É essencial estar ciente sobre as regras para evitar penalidades e a perda de pontos, assim você pode viver tranquilamente, sem se envolver em problemas e sem ter que gastar arcando com multas e outros débitos. Faça o seu dever de casa e não escute som alto.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...