Dirigir no Exterior: O que é Necessário?

Home > Blog > Dirigir no Exterior: O que é Necessário?

Muitas vezes, em uma viagem, é preciso que o viajante alugue um carro e sai dirigindo por um país desconhecido. Isso acontece por inúmeros motivos, como falta de planejamento, problemas com meios de transportes ou ainda apenas a vontade de conhecer um novo país em quatro rodas.

Mas quais são os documentos necessários para que um brasileiro viajante possa dirigir no exterior? Apenas a Carteira de Habilitação Nacional serve? Existe um documento internacional para isso? E como consegui-lo? Existem regras mundiais sobre transito e trafego de turistas em outros países? Você vai conferir a resposta para estas perguntas a seguir.

Muitas vezes, em uma viagem, é preciso que o viajante alugue um carro e sai dirigindo por um país desconhecido. (Imagem: Divulgação)

Muitas vezes, em uma viagem, é preciso que o viajante alugue um carro e sai dirigindo por um país desconhecido. (Imagem: Divulgação)

A PID, ou Permissão Internacional para Dirigir, é uma cópia fiel da Carteira Nacional de Habilitação, que é traduzida em vários idiomas, como alemão, francês, inglês e inúmeros outros. Ela dá ao portador permissão para dirigir legalmente em todos os países da Convenção de Tráfego de Viena, que é um tratado de reciprocidade entre os mesmos.

Dirigindo sem a PID

Se você possui a Carteira Nacional de Habilitação brasileira, a famosa CNH, saiba que é possível dirigir livremente pelos países integrantes do Mercosul (Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Peru, Chile e Bolívia) apenas com este documento. O acordo entre os participantes do Mercado Comum do Sul inclui, além de itens econômicos, um tópico que permite a livre circulação dos sul-americanos entre estes países, inclusive dirigindo.

É importante lembrar que sua identidade também é necessária, e deve ser recente, ou seja, tanto ela quanto a CNH devem ser emitidos nos últimos dez anos. O seguro Carta-Verde, que é um seguro de responsabilidade civil por danos causados a terceiros, também é necessário para poder dirigir no Mercosul. Pode ser obtido facilmente por qualquer corretora de seguros.

Para dirigir fora da América Latina, existem requisitos diferentes. Os Estados Unidos, por exemplo, permitem que os brasileiros visitantes possam dirigir apenas com a Carteira Nacional de Habilitação Brasileira, o que facilita muito a vida dos turistas brasileiros no país, além de atrair muitos outros.

Se você possui a Carteira Nacional de Habilitação brasileira, a famosa CNH, saiba que é possível dirigir livremente pelos países integrantes do Mercosul. (Imagem: Divulgação)

Se você possui a Carteira Nacional de Habilitação brasileira, a famosa CNH, saiba que é possível dirigir livremente pelos países integrantes do Mercosul. (Imagem: Divulgação)

Dirigindo com a Permissão Internacional para Dirigir

Já na Europa, Ásia e Oceania, o turista brasileiro pode dirigir com a PID, permitindo assim uma maior tranquilidade e também liberdade na hora de traçar um roteiro de viagem pelos países permitidos.

Países como África do Sul, Alemanha, Grécia, Itália, Noruega, França, Senegal, Turcomenistão, Haiti e México fazem parte do acordo, além de muitos outros.

Países Fora da Convenção de Tráfego de Viena

A Convenção de Tráfego de Viena, ocorrida em 1968, em Viena, na Itália, é um acordo internacional que estabelece uma série de regras que condutores de veículos devem seguir ao conduzir veículos em qualquer um dos países participantes, a fim de evitar problemas e melhorar a convivência e roteiros de viagem para os turistas.

O único país que permanece até hoje fora do acordo é o Japão. Lá, o visitante precisa passar por novos testes psicológicos e também práticos para poder dirigir.

Para conseguir a Permissão Internacional para Dirigir, você deve ser um condutor habilitado brasileiro, com a CNH em dia. (Imagem: Divulgação)

Para conseguir a Permissão Internacional para Dirigir, você deve ser um condutor habilitado brasileiro, com a CNH em dia. (Imagem: Divulgação)

Como Solicitar a PID

Para conseguir a Permissão Internacional para Dirigir, você deve ser um condutor habilitado brasileiro, com a Carteira Nacional de Habilitação em dia. Caso a mesma se encontre vencida, é preciso renová-la antes de solicitar a PID. Vale lembrar que a permissão não é válida no Brasil. Para conseguir uma PID basta se dirigir até um Detran do seu estado e apresentar o requerimento.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...