Multa por Avançar o Sinal Vermelho

Home > Blog > Multa por Avançar o Sinal Vermelho

Muitos motoristas têm dúvidas sobre avançar o sinal vermelho e, quando o fazem, precisam recorrer a essa multa. Essa opção é válida principalmente quando a multa acontece de madrugada, quando é quase como um risco ficar parado no sinal vermelho.

A questão que não quer calar, é possível recorrer? O motorista está certo em não parar no sinal vermelho de madrugada? Essas dúvidas e muitas outras nós esclarecemos a seguir, continue lendo para aprender mais.

Multa por Avançar o Sinal Vermelho

Multa por Avançar o Sinal Vermelho

Valor da Multa e Perda de Pontos na CNH

Se você avança o sinal vermelho e acaba recebendo uma multa, também perderá pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação, chamada de CNH. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, avançar o sinal vermelho do semáforo ou de parada obrigatória caracteriza uma infração gravíssima, ou seja, o motorista perde 7 pontos em sua carteira.

A penalidade é uma multa no valor de R$293,47 que pode muito bem ser reajustada a cada ano. Por isso é essencial ficar atento ao semáforo ou ao agente de trânsito, com o intuito de evitar que essas situações aconteçam.

Multa por avançar o sinal amarelo

Muitas pessoas também acham que ao atravessar no sinal amarelo receberão multa e perderão pontos na CNH, mas isso não é verdade. A lei é muito clara e não deixa espaços para ter dúvidas: o motorista receberá multa apenas se atravessar o sinal vermelho.

O sinal amarelo serve para que o motorista redobre a atenção, pois em breve o sinal ficará vermelho. No entanto, ele pode avançar no sinal amarelo. Outra dúvida constante é caso o motorista avance no sinal amarelo, mas ao chegar na outra via o sinal está vermelho: ele não levará multa, pois o que vale é a cor do semáforo quando o motorista avança. Se estava amarelo, tudo bem.

Multa por avançar o sinal vermelho de madrugada pode ser cancelada

Como dissemos, muitos motoristas não ficam parados no sinal vermelho de madrugada, principalmente nas cidades grandes, para evitar assaltos e outros perigos da noite. Isso é totalmente válido, já que muitos motoristas já foram assaltados e até mesmo mortos nessa situação.

O objetivo da lei é garantir a segurança de todos, portanto, se de madrugada você avançar o sinal vermelho para garantir a sua própria segurança e a dos passageiros, poderá recorrer à multa recebida. Desde que, é claro, você respeite o fluxo de veículos e não coloque em risco à vida de outros motoristas ou pedestres.

Multa por Avançar o Sinal Vermelho

Multa por Avançar o Sinal Vermelho

Como recorrer a multa de trânsito

O motorista que receber uma multa de trânsito por ter atravessado o sinal vermelho tem direito a 3 recursos administrativos para recorrer. O primeiro recurso consiste em uma defesa prévia, onde os erros formais são analisados, como erro em algum dado do veículo, ou se na foto não aparecer o sinal vermelho ou se o veículo for autografado antes de cruzar o sinal.

Se a defesa prévia for negada ou não apresentada, o motorista tem direito a entrar com o recurso para a JARI. Se não der certo, é possível aderir a mais um recurso, diretamente no CETRAN.

 

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...