Multas de Trânsito – Infração Grave

Home > Blog > Multas de Trânsito – Infração Grave

Os motoristas infratores recebem multas sempre que desrespeitam a legislação de trânsito brasileira e cometem uma infração. No entanto, essa multa é classificada em quatro categorias, onde a diferença é a gravidade do ocorrido. Podemos dizer que quanto mais grave, maior será o valor da multa e a perda de pontos na carteira.

É importante conhecer a legislação e todas as infrações que geram multas, assim você poderá evitar que isso aconteça. A seguir nós explicaremos mais sobre as multas e falaremos em maior abrangência sobre as infrações consideradas graves.

Multas de Trânsito - Infração Grave

Multas de Trânsito – Infração Grave

Multas de Trânsito

As multas de trânsito são aplicadas nos motoristas que cometem infrações, ou seja, desrespeitam a legislação de trânsito brasileira. É uma forma de puni-los pelo erro, com o intuito de fazê-los não voltar a repetir a infração. Para isso, o motorista precisa pagar uma multa e ainda perde alguns pontos na Carteira de Habilitação, de acordo com a gravidade da multa.

A multa é aplicada somente quando há uma infração por parte do condutor. No entanto, pode acontecer do condutor receber uma multa injustamente. Nesse caso, se ele se sentir injustiçado ou ter como provar que não cometeu a infração, tem até 30 dias para recorrer.

A classificação das multas de trânsito

As multas de trânsito são classificadas em quatro tipos diferentes que englobam diversos tipos de infrações. Quando o motorista cometer uma infração, o aplicador da multa deverá saber em qual das categorias a infração se encaixa para poder informar o valor e os pontos a serem perdidos.

A multa pode ser gravíssima, grave, média ou leve. Cada uma possui um valor a ser pago e retiram pontos específicos da carteira de habilitação.

Multas de Trânsito Graves

O valor das multas é ajustado todos os anos, por isso o último valor de conhecimento pode não ser o mesmo em vigor no momento. Ele pode ter sido aumentado. O valor a ser pago no caso de uma multa grave é de R$195,23 e o motorista perde 5 pontos em sua carteira.

Você sempre deve ficar ligado nas multas que recebe para ter certeza de que elas são necessárias. Algumas multas são aplicadas indevidamente e por isso, muitas pessoas optam pelo recurso administrativo com o intuito de se verem livre da penalidade. Todos os motoristas que quiserem e não concordarem com a multa podem recorrer ao recurso administrativo.

Como recorrer a uma multa de trânsito

Se o motorista quiser recorrer a multa que recebeu antes de tudo ele precisará de provas. Provas de que o mesmo não cometeu a infração pelo qual está sendo penalizado. Depois de receber a multa, o motorista tem até 30 dias para recorrer no órgão responsável pela emissão da multa, como o DETRAN do Estado.

Basta ir ao local com seus documentos e as provas e informar o seu desejo. Em alguns municípios há unidades específicas que te ajudam a recorrer à multas.

Multas de Trânsito - Infração Grave

Multas de Trânsito – Infração Grave

Quais são as infrações graves?

O Detran possui uma lista enorme de infrações graves que acarretam a perda de 5 pontos e o pagamento da multa citada. No entanto, destacaremos algumas infrações graves a seguir:

– Não sinalizar mudança de direção ou faixa;

– Ultrapassar pelo acostamento;

– Dirigir com o farol desregulado.

 

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...