Pontuação de CNH! Tire todas suas dúvidas aqui…

Home > Blog > Pontuação de CNH! Tire todas suas dúvidas aqui…

A pontuação em sua Carteira de Habilitação é algo extremamente importante que deve ser tratado como tal. Muitas pessoas não estão familiarizadas com a quantia de pontos que se pode ter até perder a sua habilitação, por isso acabam não tomando consciência de suas atitudes e como elas podem prejudicar outras pessoas.

Quando você tira a sua CNH deve passar a se preocupar também com os outros: prestar atenção no trânsito e evitar cometer alguma infração são requisitos essenciais para ser um bom motorista. Tudo isso ganha uma proporção ainda maior se você está com a CNH provisória ou se acabou emprestando o seu veículo para alguém. Por isso, a seguir tire algumas dúvidas sobre CNH e veja quantos pontos você pode ter.

Pontos na carteira de habilitação

As leis de trânsito merecem total atenção e devem ser respeitadas por todas as pessoas. As infrações de trânsito são multas que podem afetar a CNH do motorista, além de pesar em seu bolso.

Pontuação de CNH

Pontuação de CNH. Imagem:divulgação

Quando mais grave for a infração cometida, maiores serão os pontos perdidos e maior será o valor a ser pago. Por isso é fundamental saber quantos pontos pode ter na CNH para evitar perde-la.

Quantos pontos posso ter na CNH?

O motorista pode ter até 20 pontos na CNH, entre infrações leves, médias e graves. Em caso de infrações gravíssimas o motorista pode perder a sua CNH imediatamente, de acordo com a gravidade do incidente.

Algumas dessas infrações são o racha, o ato de dirigir bêbado e de não prestar socorro à vítima. Nesses casos, independente de quantos pontos o motorista possui em sua CNH, ele pode ter a mesma suspensa.

Acesse e saiba mais informações:

Quando os pontos expiram?

As pontuações ficam ativas durante um ano a partir do momento em que as infrações são cometidas. Portanto os seus pontos podem expirar em datas diferentes, de acordo com o período em que cometeu a infração.

Pontuação de CNH

Pontuação de CNH. Imagem:divulgação

Se você cometeu uma infração em outubro de 2016, ela irá expirar em outubro de 2017. Se cometeu uma infração agora em setembro, os pontos só irão expirar em setembro do ano que vem. Você deve se certificar de que não irá somar os 20 pontos para não perder a sua carteira. Você pode manter controle sobre os seus pontos efetuando as consultas de pontuação no site do Detran de seu estado.

Ultrapassei o limite de pontos, e agora?

Se você não controlar suas infrações e acabar ultrapassando os 20 pontos corre o risco de perder a carteira. Com os 20 pontos atingidos o motorista receberá uma carta do Detran informando o ocorrido e terá um mês para recorrer.

Se a decisão do Detran se manter a mesma, a CNH é suspensa e o motorista deve ficar sem dirigir por tempo pré-determinado pelo órgão. O tempo varia de um mês a um ano, de acordo com cada situação.

Acesse e saiba mais informações:

Quando a habilitação é suspensa, quando posso ter a carteira de volta?

O tempo para que você possa obter a sua CNH e voltar a dirigir pode ser de até um ano, mas isso é definido pelo órgão de trânsito que levará em conta todas as infrações cometidas para determinar o tempo ideal a cada motorista.

Pontuação de CNH

Pontuação de CNH. Imagem:divulgação

Durante a suspensão o motorista deve realizar o Curso de Reciclagem do Motorista Infrator e, após o mesmo, é possível recuperar sua CNH.

Posso levar multa com a habilitação provisória?

Após tirar a habilitação o motorista recebe uma CNH provisória com validade de um ano. Há muitas dúvidas sobre essa habilitação, como o fato de poder ou não levar multa. Acontece que é liberado levar multas com a CNH provisória, com exceção de infrações graves ou gravíssimas.

Se durante esse um ano o motorista apenas cometer infrações leves ou uma infração média, poderá receber a CNH definitiva. De modo contrário terá que iniciar todo o procedimento novamente.

Acesse e saiba mais informações:

Meu marido dirigiu meu carro e a multa veio para a minha carta. E agora?

A transferência dos pontos pode ser feita de forma simples por meio do formulário que chegará em sua casa, juntamente com a multa. Nesse formulário você deve colocar os seus dados e os dados do condutor responsável pela multa e anexar cópias dos seus RG e CNH.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...