Posso converter multa em advertência?

Home > Blog > Posso converter multa em advertência?

Você tem o desejo de não precisar pagar pelas multas que recebe? Isso é possível, basta converter a sua multa em advertência. Quando isso acontece o condutor não precisa desembolsar nada para arcar com a multa e nem perde pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação.

O intuito do Código Brasileiro de Trânsito ao permitir que essa transição seja feita é educar os condutores, ajuda-los a enxergar o seu erro e a tomar decisões corretas para melhorar a convivência no trânsito. A conversão da multa em advertência irá gerar apenas um aviso educativo, que deverá ser levado a sério pelo condutor. Veja a seguir como fazer.

Conversão de Multa em Advertência

Ao cometer uma infração de trânsito, seja ela leve, média, grave ou gravíssima, o condutor recebe uma multa. A notificação é enviada para sua casa e nela é possível obter informações sobre o momento da infração e todos os detalhes sobre. Geralmente também é preciso pagar um valor. Se você optar por converter a multa em advertência, não precisa pagar nada e os pontos em sua CNH ficam intactos.

Posso converter multa em advertência?

Posso converter multa em advertência? Imagem:divulgação

A conversão de multa em advertência é indicada somente para bons motoristas que tiveram momentos de descuidos, onde a multa foi aplicada. Por isso nem todos recebem o direito de efetuar a conversão. O procedimento de conversão da multa em advertência não é realizado pelo agente que aplicar a multa, mas sim a autoridade de trânsito local.

Acesse e saiba mais informações: Detran-CE adere ao SNE e motorista pode pagar multa com desconto

Requisitos para converter a multa em advertência

Para converter a multa em advertência o condutor precisa cumprir dois requisitos indispensáveis: a infração cometida deve ser leve ou média e o condutor não deve ter cometido uma infração do mesmo tipo nos últimos 12 meses.

Posso converter multa em advertência

Posso converter multa em advertência? Imagem:divulgação

Se o condutor preencher os dois requisitos, ele pode entrar com o pedido de conversão da multa em advertência, no órgão ou entidade de trânsito que aplicou a multa, durante o período para apresentação de defesa/recurso.

Multa grave e gravíssima pode ser convertida?

Sim, qualquer tipo de multa dá ao condutor o direito de entrar com o pedido de conversão. Entretanto, como são infrações graves e gravíssimas, as chances do condutor de obter sucesso são quase inexistentes.

Posso converter multa em advertência

Posso converter multa em advertência. Imagem:diuvlgação

Até mesmo porque, pela lei, a conversão é para aqueles que não cometeram uma infração leve ou média mais de uma vez nos últimos 12 meses. A conversão possui um caráter educativo, o que não é indicado para quem, por exemplo, dirige embriagado.

Acesse e saiba mais informações: Nova CNH também terá QR-Code com informações do motorista

Veja como converter a multa em advertência

O condutor tem 15 dias para entrar com o pedido de conversão da multa em advertência após ser autuado ou ainda 15 dias após receber a notificação em sua casa. A advertência deve ser solicitada através de um formulário exclusivo que deve ser preenchido pelo próprio condutor e entregue no órgão de trânsito responsável pela autuação.

O condutor deve ficar atento a alguns detalhes, como o prazo para receber a notificação em sua casa: o órgão que autuou tem 30 dias para enviar a notificação da multa para a residência, depois desse tempo, se não enviar, a multa se torna nula.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...