Qual a diferença entre suspensão e cassação da CNH?

Home > Blog > Qual a diferença entre suspensão e cassação da CNH?

Você teve a sua CNH suspensa? Sabe o que isso realmente significa? É comum muitos condutores confundirem a suspensão com a cassação, mas cada uma das situações ocorre em determinados casos, sendo fundamental saber identificar as características de cada uma e como evita-las.

É possível que o condutor tenha a sua CNH suspensa e, logo depois, receba a notificação de cassação. E a seguir você vai entender porque e como isso acontece.

O que é a suspensão da CNH?

A suspensão da CNH é uma ação que ocorre quando o condutor atinge, em doze meses seguidos, 20 pontos em sua carteira, provenientes de multas e infrações de trânsito. Quando a CNH é suspensa, o condutor fica sem o direito de dirigir por seis meses a um ano e deve realizar o curso de reciclagem para poder receber a sua CNH de volta após esse prazo. No caso de reincidência, o prazo se altera e passa a ser de oito meses a dois anos de suspensão.

Qual a diferença entre suspensão e cassação da CNH

Qual a diferença entre suspensão e cassação da CNH? Imagem:divulgação

Além disso, a suspensão da CNH também se aplica em algumas infrações de trânsito. Por exemplo, caso o condutor tenha realiza uma infração de trânsito gravíssima que a penalidade seja a suspensão de dirigir, terá a sua CNH suspensa.

Acesse e saiba mais informações: Renovação de CNH! Saiba os documentos necessário e onde ir !

O que é a cassação da CNH?

A cassação da CNH também é uma ação, mas ela ocorre em três situações diferentes: a) quando o condutor dirige estando com a CNH suspensa; b) quando há reincidência em doze meses seguidos em determinadas infrações e; c) quando o condutor é condenado judicialmente por delito de trânsito.

Por exemplo, se você estiver com a CNH suspensa e mesmo assim dirigir, pode passar a ter a sua CNH cassada. Nesse caso, o prazo para ficar sem dirigir é de sempre dois anos e, além de realizar o curso de reciclagem, o condutor precisa realizar novamente todo o procedimento de obtenção de CNH.

Ao ter a sua CNH cassada, o condutor recebe um informativo do órgão de trânsito informando a necessidade de entrar a sua carteira e realizar todos os procedimentos indicados. O condutor só poderá recuperar a sua carteira depois dos dois anos de suspensão e se realizar o procedimento de obtenção da CNH.

Acesse e saiba mais informações: Você sabe dirigir na chuva?

Tive minha CNH suspensa, ela também será cassada?

Não necessariamente. A sua CNH suspensa só será cassada se você continuar dirigindo com ela nessa situação. Lembrando que durante o período do processo administrativo, onde o condutor apresenta os seus recursos/defesa e aguarda as respostas dos órgãos, é permitido continuar dirigindo.

Qual a diferença entre suspensão e cassação da CNH

Qual a diferença entre suspensão e cassação da CNH. Imagem:divulgação

Só não é permitido dirigir quando o processo administrativo é encerrado e o condutor entrega a sua CNH ao órgão de trânsito. Após realizada essa ação, se for pego dirigindo, o condutor terá sua CNH cassada.

CNH suspensa ou cassada

Se a sua CNH for suspensa ou cassada, ela deve ser entregue no DETRAN ou em uma unidade do CFC, juntamente com a Permissão Internacional para Dirigir, caso o condutor possua uma. Se a cassação ou suspensão ocorrer pelo poder judiciário, a regularização deve acontecer diretamente pelo mesmo local.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...