Qual a punição por dirigir com a CNH suspensa?

Home > Blog > Qual a punição por dirigir com a CNH suspensa?

Você já dirigiu com a CNH suspensa? Pois saiba que isso é completamente errado e pode gerar algumas consequências. Ter a CNH suspensa ou até mesmo cassada é um problemão e tende a causar dor de cabeça nos condutores, por isso é sempre indicado recorrer de algumas multas ou evitar toma-las.

Entretanto, se isso não for mais possível e a CNH já tiver sido suspensa, é ideal saber as consequências de dirigir nessa situação e como recorrer. A seguir, tire todas suas dúvidas sobre CNH suspensa.

Quais as consequências de dirigir com CNH suspensa?

Além da suspensão de sua CNH, há a cassação. Ela é uma ação que começa a valer justamente quando o condutor decide dirigir mesmo estando com sua carteira suspensa. Além da CNH passar a ser, então, cassada, o condutor terá que obter uma frequência obrigatória em um curso de reciclagem, além de passar por todo o procedimento de obtenção da CNH novamente, como se fosse a primeira vez.

Qual a punição por dirigir com a CNH suspensa

Qual a punição por dirigir com a CNH suspensa? Imagem:divulgação

A cassação é ainda mais rigorosa do que a suspensão, como você pôde ver. O condutor pode ter que ficar sem dirigir por, em média, dois anos. Se o condutor for pego dirigindo com a CNH suspensa, a sua CNH e o seu direito de dirigir passam a ser caçados, e o condutor fica dois anos sem poder dirigir. Com isso você pode concluir que não vale a pena se arriscar e sair dirigindo com a carteira suspensa.

Acesse e saiba mais informações: Nova CNH também terá QR-Code com informações do motorista

Veja o que pode causar a suspensão de sua CNH

Há duas coisas que podem levar a sua CNH a ser suspensa: uma infração que tenha como penalidade a suspensão do direito de dirigir ou quando você acumula uma quantidade determinada de pontos em sua carteira.

Qual a punição por dirigir com a CNH suspensa

Qual a punição por dirigir com a CNH suspensa? Imagem:divulgaçaõ

Há várias infrações de trânsito suspensivas, ou seja, que quando cometidas têm como penalidade a suspensão do direito de dirigir. Se enquadra nessa categoria a infração de dirigir ameaçando os pedestres ou os demais veículos. No caso de pontos na CNH, a sua carteira é suspensa quando você atinge os 20 pontos. A cada multa e infração cometida, são acumulados pontos na carteira; quando você atinge 20, é suspenso.

Acesse e saiba mais informações: Detran-CE emite nova carteira de motorista a partir de 2 de janeiro

Como recorrer quando a CNH for suspensa?

Se você atingir os 20 pontos ou cometer alguma das infrações e receber uma cartinha do DETRAN informando o ocorrido, ainda há o que fazer. Você ainda não terá sido suspenso verdadeiramente, podendo recorrer a vários órgãos, como o CETRAN e JARI. Durante o tempo em que efetua a sua defesa e aguarda as respostas, ainda pode dirigir sem nenhum problema.

Entretanto, se depois de recorrer aos órgãos e todas as respostas forem negadas, você receberá um informativo com o prazo para entregar a sua CNH ao Detran de seu estado. Você terá que respeitar o prazo para parar de dirigir e, quando passar o tempo estipulado, recuperar a sua carteira no Detran. Se você ainda tiver dúvidas pode entrar em contato com o órgão de trânsito de sua cidade.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...