Revisão da Bateria do Carro: Como Fazer?

Home > Blog > Revisão da Bateria do Carro: Como Fazer?

Todos os motoristas devem efetuar a revisão da bateria do seu carro, pois trata-se de uma manutenção preventiva para se certificar de que o veículo não parará de funcionar e também evitar danos ao motor. Ao efetuar a revisão de sua bateria você estará garantindo a durabilidade e também o funcionamento do seu veículo.

A revisão da bateria do seu veículo pode ser feita em pouco tempo, e além disso também possui um valor acessível a todos os bolsos. Sendo assim, não há porque deixar de fazer a revisão da sua bateria. Todos os demais componentes elétricos do seu carro também devem ser revisados com regularidade.

Revisão da Bateria do Carro: Como Fazer? (Imagem: Divulgação)

Revisão da Bateria do Carro: Como Fazer? (Imagem: Divulgação)

Veja Como é Feita a Revisão da Bateria

A revisão da bateria é feita através da conferência de alguns componentes da bateria. É preciso usar uma medição elétrica, que servem para informar ao condutor se todas as condições de funcionamento do aparelho estão corretas. A avaliação visual também é feita para informar se há algum tipo de desgaste ou corrosão acelerada. Com isso você também pode verificar se há a oxidação dos terminais.

Se houver oxidação, será preciso efetuar a limpeza, para evitar que a bateria continue funcionando ao seu máximo. A bateria também deve estar fixada corretamente ao suporte do motor. Certifique-se de que a bateria está bem instalada. Usando os mostradores do produto também deve ser conferido o nível de líquido na bateria.

Com que Frequência a Bateria Deve ser Trocada?

A bateria não possui um tempo fixo de uso, por isso é ainda mais importante efetuar a revisão com regularidade. O tempo mais aceitável para a bateria varia de 2 a 4 anos, mas como falamos, isso depende de vários fatores. Você deve sempre observar o funcionamento de todos os itens elétricos do seu veículo.

Revisão da Bateria do Carro: Como Fazer? (Imagem: Divulgação)

Revisão da Bateria do Carro: Como Fazer? (Imagem: Divulgação)

Quando você começar a notar alguns problemas, como faróis falhando e outras dificuldades para usar demais itens elétricos, significa que está na hora de trocar a sua bateria. Quando for efetuar a revisão do veículo, sempre informe ao mecânico se estiver notando alguns desses problemas.

Demais Cuidados com a Bateria do seu Veículo

Seguindo algumas dicas e cuidados é possível evitar o desgaste da bateria e assim contribuir para que funcione por mais tempo. Uma dessas dicas, por exemplo, deve ser colocada em prática quando você for estacionar o veículo: desligue todas as luzes, faróis e lanternas do veículo. Todos os demais equipamentos internos também devem estar desligados.

Se o carro possui acessórios adicionais, redobre a atenção e sempre desligue-os quando sair do veículo. Outro cuidado importante é ao fato de ligar e desligar o veículo com muita frequência: isso pode acabar contribuindo para o desgaste da bateria. Para obter mais dicas você pode conversar com o seu mecânico. Informe a ele se relatar qualquer problema com o uso do seu veículo, qualquer coisa diferente e anormal.

Revisão da Bateria do Carro: Como Fazer? (Imagem: Divulgação)

Revisão da Bateria do Carro: Como Fazer? (Imagem: Divulgação)

Nunca se esqueça de efetuar a revisão de todos os itens elétricos do veículo; geralmente tendem a ser mais baratos do que se você desleixar e ter que trocar o motor.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...