Saiba quando e como usar o triangulo de sinalização!

Home > Blog > Saiba quando e como usar o triangulo de sinalização!

Você conhece o triângulo de sinalização? Ele também é chamado de triângulo de segurança ou dispositivo de sinalização luminosa. Esse é um equipamento obrigatório em todos os veículos, por isso se você possui um e nunca viu o seu triângulo, chegou a hora de procurar.

O triângulo tem como função sinalizar que o veículo não tem condições de andar, devido à alguma pane ou até mesmo acidente. Esse dispositivo deve ser usado sempre que algum carro parar na pista, de modo a notificar os demais motoristas que há alguém parado à frente. Essa iniciativa ajuda a diminuir os riscos de acidente, por isso é essencial que todo os motoristas tenham conhecimento sobre onde encontrar e como usar o seu triângulo de sinalização.

Onde o triângulo deve ficar guardado?

Ao comprar um carro o triângulo já vem com o veículo, pois ele é um item obrigatório de segurança. Não há um lugar específico para guarda-lo: você pode colocar no local que achar mais adequado, de acordo com o tamanho e especificações do veículo. O importante é que ele nunca saia do veículo e possa ser achado com facilidade.

 triângulo de sinalização

triângulo de sinalização. Imagem:divulgação

Sendo assim, você pode guardar o triângulo no porta-malas, embaixo do banco do motorista ou no lugar que preferir, sempre se certificando de estar com ele quando for usar o veículo.

Acesse e saiba mais informações: DENATRAN

Quando usar o triângulo de sinalização?

O triângulo de sinalização deve ser usado pelo motorista sempre que acontecer uma emergência, como, por exemplo, em caso de pneu furado, pane ou acidente. O indicado é que o motorista estacione fora da pista e use o triângulo, assim todos saberão que há alguém parado e tomarão mais cuidado.

 triângulo de sinalização

triângulo de sinalização. Imagem:divulgação

Em casos de acidente, caso não haja nenhuma vítima, o mais indicado é retirar os veículos envolvidos da pista para não atrapalhar o trânsito.

Como usar o triângulo de sinalização?

Deve-se usar o triângulo de sinalização da forma como mencionamos anteriormente. Entretanto, caso o condutor não tenha como tirar o seu carro da via, é fundamental que ele siga algumas normas do CONTRAN. Por exemplo, a distância mínima para sinalização no caso de emergência é de 30 metros da parte traseira do veículo.

 triângulo de sinalização

triângulo de sinalização. Imagem:divulgação

É permitido que para definir o local para colocar o triângulo, o condutor utilize o cálculo de 1 metro para cada km/h de velocidade. Há também outras coisas, além do triângulo, que podem ser feitas pelo condutor para chamar atenção dos demais motoristas e alertar para que não haja mais acidentes. Por exemplo, o condutor pode abrir o capô e o porta-malas.

Acesse e saiba mais informações: IPVA

O que acontece com quem não possui triângulo?

O triângulo é obrigatório a todos os veículos, portanto ao efetuar a compra, ele virá com o carro. Por algum motivo, caso você não esteja viajando com ele, corre o risco de sofrer uma infração gravíssima e ter que arcar com uma multa de R$191,54.

Certifique-se de estar com tudo em dia antes de viajar, pois isso evitará muitos problemas como o esquecimento do seu triângulo.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...