Tipos de Placas de Automóveis: O que Significa Cada Uma?

Home > Blog > Tipos de Placas de Automóveis: O que Significa Cada Uma?

Quem começa a frequentar as aulas da auto-escola, aprende sobre as diferenças entre as placas de automóveis e o que cada uma significa.

Sabemos, por exemplo, que as placas de carros privados são cinzas com letras pretas, enquanto veículos de transporte público utilizam uma versão vermelha. Como por exemplo, que as placas de carros privados são cinzas com letras pretas, enquanto as de veículos de transporte público possuem uma versão vermelha. Mas quando vamos além destas duas, a lista de pessoas que conhecem mais já começa a diminuir.

As diferenças entre as placas de automóveis e o que cada uma significa. (Imagem: Divulgação)

As diferenças entre as placas de automóveis e o que cada uma significa. (Imagem: Divulgação)

Fique sabendo quais são os tipos de placas de automóveis existentes no Brasil, e qual é o significado cada uma delas:

Placa Cinza com Letras Pretas: Particular

É o tipo de placa mais comum, possui fundo cinza e letras pretas. Se você tem um carro, provavelmente é este o tipo de placa que ele possui. É um modelo chamado de “Particular” que indica  que o veículo não pode ser utilizado como forma de remuneração do dono.

Placa Vermelha com Letras Brancas: Aluguel

A placa vermelha com letras brancas indica que todos os veículos que servem como instrumento remunera de transporte. Utilizadas em táxis, caminhões, ônibus e qualquer outro meio de transporte que não seja particular e preste serviço pago.

Placa Preta com Letras Cinzas: Colecionador

A placa preta com letra cinza é apenas para carros de colecionadores, ou seja, quando o proprietário conserva um carro por mais de trinta anos com suas peças originais e em bom estado de conservação, ele pode utilizar esta placa indicando que é um veículo de coleção.

Placa Branca com Letras Vermelhas: Aprendizagem

Placa branca com letras vermelhas, indica aprendizagem, se você já possui CNH, certamente já dirigiu um veículo com esta placa.

Todos os veículos do processo de aprendizagem de uma auto-escola, possuem a placa branca com letras vermelhas, carros, motos, caminhões e ônibus.

As placas de carros privados são cinzas com letras pretas, enquanto veículos de transporte público utilizam uma versão vermelha. (Imagem: Divulgação)

As placas de carros privados são cinzas com letras pretas, enquanto veículos de transporte público utilizam uma versão vermelha. (Imagem: Divulgação)

A placa tem como propósito indicar, para o trânsito, que existem circunstâncias especiais envolvendo aquele veículo. É um aviso que existe um condutor em formação possivelmente dirigindo o veículo.

Placa Verde com Letras Brancas: Experiência

A placa verde com letras brancas, é para veículos que ainda estão passando por fase de testes, destinada exclusivamente para montadoras e oficinas que queiram circular um veículo ainda em fase de testes.

É muito comum entre a imprensa de automóveis e seus lançamentos.

Placa Preta com Letras Douradas: Representação

A placa preta com letras douradas, indica representação. Representação de veículos oficiais do governo, ou seja, dos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário. Os veículos das Forças Armadas também utilizam essa identificação, fazendo parte da mesma categoria.

A placa verde com letras brancas é para veículos que ainda estão passando por fase de testes. (Imagem: Divulgação)

A placa verde com letras brancas é para veículos que ainda estão passando por fase de testes. (Imagem: Divulgação)

Placa Azul com Letras Brancas: Representação Diplomática

As placas azuis com letras brancas, são para todos os veículos de representação diplomática. Podem ser usados por veículos de órgãos internacionais, membros de embaixadas e consulados de outros países, no Brasil.

É necessária esse diferenciação, devido as diferenças da legislação em relação ao tratamento dado a corpos diplomáticos em serviço.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...