Viajar de carro para outro país: documentos necessários, seguro e tudo mais

Home > Blog > Viajar de carro para outro país: documentos necessários, seguro e tudo mais

Viajar para outro país é o sonho de muitas pessoas. Conhecer outra cultura, novas pessoas, fazer amizades e passar por experiências incríveis; é realmente tentador. E você sabia que não precisa fazer essa viagem de avião? É possível viajar de carro para outro país, basta ter em mãos todos os documentos necessários, cuidar do seguro e se planejar.

Viajar de carro

Viajar de carro. Imagem:divulgação

Antes de ir para um lugar desconhecido é fundamental tomar alguns cuidados e fazer algumas pesquisas, assim você estará ciente do que precisa fazer, dos possíveis perigos e de como proceder em várias situações. A seguir veja informações sobre viajar de carro para outro país.

Viajar de Carro

Viajar de carro exige muita responsabilidade e cuidado. Além de fazer uma revisão geral no veículo para checar se está tudo bem, você deve providenciar todos os seus documentos pessoais e também do veículo, se certificar de ter uma grana extra para imprevistos e arranjar um mapa para ajudar no trajeto. Veja mais detalhes a seguir de como é viajar pelos países do Mercosul.

Acesse e saiba mais informações: DENATRAN

Países do Mercosul

Os países do Mercosul nada mais são do que nossos vizinhos: Paraguai, Uruguai e Argentina e até mesmo o Chile. Quem desejar viajar para um desses países precisa ter em mãos um documento denominado Carta Verde; ele é solicitado no momento em que você efetua a travessia para o outro país e deve ser entregue juntamente com a CNH e o documento do veículo.

Viajar de Carro Países do Mercosul

Viajar de Carro Países do Mercosul. Imagem:divulgação

A Carta Verde nada mais é do que um tipo de seguro, cujo objetivo é cobrir danos materiais e pessoais de terceiros. Ou seja, caso você acabe batendo com o seu carro em outro veículo no país, o seguro cobre os danos do veículo. A Carta Verde deve ser solicitada no Brasil por meio de uma seguradora.

Como alugar um carro

Você também pode optar por alugar um carro para passar as férias em outro país. Para tal, é fundamental que você esteja com sua CNH e a PID em dia, ou sejam, todas renovadas. É indicado que você contrate o serviço de aluguel antes mesmo de viajar, através dos sites das locadoras internacionais. Se você comprar em agências de viagem aqui no país, eles podem intermediar o seu contato com as locadoras e facilitar o aluguel.

O serviço para contratação do aluguel é extremamente simples: você faz um cadastro no site, informa a cidade onde irá retirar o veículo e deve cadastrar o seu cartão de crédito. Depois você já pode retirar o seu veículo diretamente no aeroporto quando desembarcar.

Quais os documentos necessários

Para qualquer viagem você deve ter em mãos os seus documentos pessoais. No caso de viagens de carro para o exterior, tudo depende do local. Como mencionamos no caso dos países do Mercosul, é preciso ter a Carta Verde, sua CNH, o documento do veículo e para garantir todos os seus documentos pessoais. No caso dos Estados Unidos e da Europa, por exemplo, é preciso ter em mãos a PID.

Acesse e saiba mais informações: Você sabe dirigir na chuva?

Detran e Viagens para o Exterior

A PID pode ser solicitada no Detran de sua cidade e todas as demais informações sobre os documentos para dirigir você pode obter em uma unidade. Geralmente é preciso ter em mãos somente sua CNH, o documento do veículo ou a PID. Certifique-se de qual dos três é solicitado no local para o qual irá viajar.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...