Você sabe dirigir na chuva?

Home > Blog > Você sabe dirigir na chuva?

Dirigir em dias de chuva exige muito cuidado de todos os motoristas para evitar acidentes de trânsito e prejuízos. Em dias normais já é preciso ter uma certa atenção, e isso redobra em dias de muita chuva. Isso porque a água tende a piorar a visibilidade na pista e pode causar a aquaplanagem, quando o veículo desliza sobre a água e pode perder o contato com o solo.

Isso pode ser muito perigoso, então é fundamental saber algumas dicas e cuidados para dirigir na chuva. Dirigir na chuva às vezes pode ser necessário, portanto confira nossas dicas a seguir para se sair bem.

Cuidados ao Dirigir na Chuva

Então, você sabe dirigir na chuva? Conhece os cuidados que devem ser tomados? Por exemplo, você sabe qual é a velocidade máxima do veículo no meio de um temporal? A velocidade ideal do seu veículo é aquela em que você tem total controle para frear ou desviar; por isso se você se sentir confortável dirigindo devagar, não há mal algum.

Dirigir na Chuva

Dirigir na Chuva. Imagem:divulgação

É fundamental também examinar os seus pneus antes de sair de casa. Os seus pneus devem sempre ser checados, estando sempre em um bom estado e calibrados. Isso pode ajudar a diminuir o perigo de acidentes. Você também deve ficar atento à má visibilidade: ligue os faróis quando a chuva apertar, assim os demais motoristas também podem te enxergar.

Acesse e saiba mais informações: Consultar Veículo por Chassi

Dirigir na Chuva a Noite

Se a situação de dirigir na chuva for à noite, você deve ter ainda mais cuidado. Os faróis devem sempre estar ligados, mas na modalidade baixa. Além disso, as luzes do farol devem ser baixas quando você se aproximar de pedestres.

Dirigir na Chuva

Dirigir na Chuva. Imagem:divulgação

A estrada pode estar escorregadia, por isso é essencial que você reduza a velocidade e ande calmamente, além de aumentar a distância entre o seu veículo e o da frente. Fique atento nas curvas, retornos e subidas para evitar acidentes. Tome cuidado redobrado para evitar a derrapagem.

Acesse e saiba mais informações: Quais documentos necessários para renovação da CNH?

Cuidados na Estrada com Chuva

Outro passo importante para dirigir na estrada com chuva é verificar os seus para-brisas. Eles são um item de segurança muito importante, sendo fundamentais para que o motorista consiga enxergar. Verifique-os antes de sair de casa.

Você também deve ter cuidado com os pedestres, não somente com os outros veículos. Mantenha a velocidade moderada e com os olhos na pista para evitar atropelamentos e outros incômodos que podem vir a acontecer.

Dirigir na Chuva

Dirigir na Chuva. Imagem:divuglação

A manutenção constante do pneu, como mencionamos anteriormente, é fundamental para evitar a aquaplanagem. Caso a aquaplanagem ocorra, o motorista não deve usar o freio, mas sim retirar o pé do acelerador e segurar o volante. Aos poucos, dessa forma, recuperará o controle do veículo.

Se a chuva estiver muito forte e você não conseguir enxergar nada, o melhor é parar o carro. Pare em um lugar tranquilo para garantir a sua segurança e a dos demais motoristas e pedestres. Quando a chuva acalmar você pode continuar o seu trajeto com mais segurança. Aplique esses cuidados no seu dia a dia e você se sentirá muito mais confiante em dirigir na chuva.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...