Detran CE – Campanha Maio Amarelo

Home > Detran CE > Detran CE – Campanha Maio Amarelo

O objetivo da campanha Maio Amarelo é alertar sobre acidentes no trânsito, que deixam muitos mortos e feridos todos os dias, no Brasil e no mundo. Em especial motociclistas, que no Ceará são um terço das vítimas. Conta com ações do Ministério das Cidades, através do Departamento Nacional de Trânsito e dos Detrans (Departamento Estadual de Trânsito) de todo o Brasil. A cada dois dias, 180 pessoas morrem no país, por esse tipo de acidentes.

O símbolo do Maio Amarelo lembra o do Outubro Rosa, que é uma campanha para evitar o câncer de mama, e do Novembro Azul, que tem foco no câncer de próstata. O movimento foi criado em 2014, e atingiu mais de 100 milhões de pessoas

O foco da Campanha são os motociclistas   

Informações do Detran informam que entre outubro de 2004 e outubro de 2015, nada menos que 7070 motociclistas perderam a vida em acidentes de trânsito no Ceará, o estado é o oitavo do país nesse triste ranking.

O principal hospital de atendimentos urgentes do estado, o Instituto Doutor José Frota, atende 30 motociclistas por dia, e nos fins de semana o número triplica. A maior parte dos acidentados tem entre 17 e 31 anos.

MAIO AMARELO

Motos são a maioria nos acidentes do Ceará

Embora sejam apenas 42% da frota de veículos cearenses, os motociclistas são responsáveis por 66% das indenizações pagas pelo DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). Em 70% dos casos, os acidentados ficam com graves sequelas ou inválidos.

Muitos acidentes são causados após os motoristas ingerirem bebidas alcoólicas, ou por desatenção do condutor, o Departamento Nacional de Trânsito analisa mudanças na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motocicletas.

Acesse e saiba mais informações: Detran PE: Consulta de Multas, IPVA e Licenciamento

Entenda melhor o movimento Maio Amarelo

O movimento possui um calendário, com temas escolhidos para serem trabalhados a cada mês. Todos buscando uma melhora no trânsito, conscientizando pedestres, ciclistas, motociclistas e a sociedade em geral, os assuntos são tratados de uma forma simples e direta, para que as dicas sejam compreendidas por todos. As orientações são fáceis, buscam a mudança de comportamento, deixando a segurança em primeiro lugar.

maio amarelo

Detran CE – Campanha Maio Amarelo. Imagem:divulgação

Unidos por um trânsito melhor

Anualmente o Brasil gasta mais de R$ 52 bilhões com acidentes de trânsito, e é o quinto país, com mais mortes, dessa forma, no mundo. O movimento Maio Amarelo reúne governos, entidades e iniciativa privada no mesmo objetivo. Busca o apoio de vários segmentos, como empresas, associações e federações.

Acesse e saiba mais informações: Consulta Detran RS IPVA, Multas, Renavam

Saiba como participar do Maio Amarelo

Quem deseja apoiar o movimento, pode imprimir diversos materiais através do site. A campanha conta com camisetas, logomarca, adesivos e muitos outros elementos, que ajudam a aumentar a visibilidade das ações do Maio Amarelo. Você pode adquirir os produtos  aqui(http://www.kickante.com.br/campanhas/movimento-maio-amarelopor-um-transito-seguro).

Mas se preferir, poderá confeccionar seus próprios objetos, pois os direitos autorais são livres, apenas devem seguir o padrão visual.

No Ceará, o Detran criou atividades para mobilizar a campanha, como blitz educativas, realizadas em diferentes bairros de Fortaleza.

Foi criado um site(www.maioamarelo.com) para o movimento, que serve para  divulgar as ações em todo o país.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...