CNH Grátis: Carteira de Habilitação Popular do Detran

Home > CNH Social > CNH Grátis: Carteira de Habilitação Popular do Detran

Você já ouviu falar da CNH Grátis ou CNH Social? É uma iniciativa do Detran de alguns estados que tem como intuito permitir que pessoas de baixa renda também tenham acesso a CNH. Iniciativas como essa são de extrema importância, visto que a CNH atualmente está bem cara, principalmente quando o cidadão precisa tirar de carro e moto junto.

De modo geral, há um gasto superior a R$1 mil reais e nem todos possuem condições de arcar com esse valor. Pensando nisso, alguns Detran’s possibilitam que você tire sua CNH de graça, seguindo algumas recomendações.

CNH Grátis

A CNH Grátis não é um programa nacional: ela está disponível somente em algumas regiões do país, pois é oferecida por algumas unidades do DETRAN. Além disso, há algumas restrições de vagas e de perfil, para que somente os mais necessitados sejam beneficiados.

 CNH Grátis

CNH Grátis. Imagem:divulgação

Você só pode tirar gratuitamente a sua CNH caso exista um programa que ofereça isso em sua região, podendo ser chamado de CNH Popular, CNH Social ou CNH Grátis. Verifique no DETRAN de sua cidade se eles oferecem essa possibilidade e veja todos os requisitos impostos.

CNH Grátis quem tem direito?

A CNH gratuita é destinada aos cidadãos que não possuem condições de pagar por uma CNH, visto que isso inclui diversos procedimentos e gastos com exames, provas e aulas. Sendo assim, para que você tenha direito à gratuidade, é fundamental comprovar ter uma renda baixa, de no máximo dois salários mínimos.

Como mencionamos, o programa não é nacional e não possui nenhuma lei federal que estabelece os seus requisitos ou a obrigatoriedade do Detran’s de oferece-lo. Por isso você deve ir até o DETRAN de sua região e verificar se eles oferecem o programa. Caso a resposta seja positiva, você já poderá descobrir os demais requisitos além da renda que são exigidos pela unidade.

CNH Grátis onde fazer?

A CNH gratuita poderá ser feita no DETRAN e nas mesmas unidades do CFC do que uma CNH normal. Caso a gratuidade seja oferecida em sua região, você deverá ir até o local para descobrir como se candidatar e como participar.

 CNH Grátis

CNH Grátis. Imagem:divulgação

Aqueles que forem selecionados para realizar a CNH gratuita serão chamados para que possam marcar as aulas e os exames necessários, com todos os gastos sendo cobertos pelo DETRAN. Todo o procedimento de retirada da CNH é o mesmo, a única diferença é que o cidadão não precisará arcar com nada.

CNH Grátis Detran

A expectativa é de que cada vez mais estados e unidades irão aderir a CNH grátis nos próximos meses e anos, até que a opção esteja disponível em todo o país. Até lá, é preciso acompanhar a chegada da iniciativa em outras cidades e torcer para que esteja ao seu alcance rapidamente.

Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro ainda não permitem que o cidadão tire a CNH de forma gratuita, o que acaba prejudicando milhares de brasileiros. Fique atento no site do DETRAN de sua cidade para qualquer novidade que possa surgir.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...