Sest senat cursos gratuitos para motorista

Home > CNH Social > Sest senat cursos gratuitos para motorista

O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são órgãos sem fins lucrativos que oferecem serviços de transportes e cursos de profissionalização, capacitação e acesso ao mercado de trabalho. Entre eles está o Escola de Motoristas para habilitados na categoria D ou E; veja como participar.

SEST SENAT – O que é?

 O SEST SENAT ajuda a promover o desenvolvimento do setor de transporte, oferecendo uma melhor qualificação profissional através de cursos em categorias diferentes e programas que possibilitam cidadãos com renda de até três salários-mínimos de ter acesso a uma CNH ou troca de categoria. O órgão está localizado nos principais centros urbanos e possui postos de abastecimento em grande parte das rodovias dos estados brasileiros.

SEST SENAT – O que faz?

 O órgão trabalha com duas frentes de projetos inclusivos: cursos profissionalizantes e programas de obtenção de licença para dirigir. O primeiro deles é dividido em algumas frentes como os cursos presenciais (Cursos Livres de Formação Inicial e Continuada, Cursos Regulamentados (Contran, MTE, ANAC), Aprendizagem Profissional – Jovem Aprendiz e Cursos Técnicos de Nível Médio), cursos a distância, a Escola de Motoristas, além de palestra e outras especializações.

A segunda parte de destaque são os projetos especiais como Primeira Habilitação para o Transporte – CNH Social e Habilitação Profissional para o Transporte – Inserção de Novos Motoristas, destinados a pessoas com renda bruta mensal de até três salários-mínimos.

Escola de Motoristas SEST SENAT – Quem pode participar?

 O programa Escola de Motoristas é um projeto que promove a capacitação e também atualização de condutores que estejam habilitados nas categorias D e E, com o objetivo de aumentar o acesso à empregabilidade, assim com a qualidade dos serviços prestados no ramo dos transportes.

 São oferecidos dois cursos diferenciados, sendo eles o de Motorista Profissional de Transporte Coletivo de Passageiros e o de Motorista Profissional de Transporte de Produtos Perigosos. Vale lembrar que ambos são gratuitos e alinhados às exigências do mercado de trabalho. Nas aulas, o aluno aprenderá matérias como de tecnologia, transporte de pessoas com deficiência, condução segura e econômica, atendimento ao cliente e outras.

Para participar, alguns pré-requisitos são necessários:

– Ser motorista profissional de caminhão ou ônibus maior de 21 anos e com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida;

– Também entram aqueles que já realizaram cursos correspondentes nos termos da normatização do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito);

– Residir na área da unidade oficial do SEST SENAT em que deseja se inscrever.

Inscrições Escola de Motoristas SEST SENAT

 Para se inscrever em algum dos dois cursos do SEST SENAT Escola de Motoristas é necessário, antes de tudo, verificar se o programa está disponível em sua cidade ou unidade mais próxima que deseja se inscrever. Caso queira se informar, basta acessar o link. Nele é possível sabe se existe ou não os cursos e ainda se as vagas estão abertas ou já foram encerradas.

Caso tenha verificado e queira realizar a inscrição, é necessário ir até a unidade do SEST SENAT mais próxima de sua casa, bairro ou cidade e se inscrever pessoalmente. Se você não tem essa informação, entre no mapa das unidades disponíveis, selecione o estado e você terá todas os dados necessários para ir até lá. Vale lembrar que aqueles que contribuem com o órgão têm prioridade no processo de seleção.

CNH SOCIAL

CNH SOCIAL

O SEST SENAT oferece muitas oportunidades para aqueles que precisam tirar a Carteira Nacional de Habilitação ou trocar a categoria da CNH, além de oferecer formas de se profissionalizar e entrar no mercado de trabalho já preparado. Se quiser mais informações, além de se dirigir até a unidade mais próxima, você também pode acessar o site oficial.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...