CNH com chip: o que muda com o novo documento?

Home > Detran > CNH com chip: o que muda com o novo documento?

A Carteira Nacional de Habilitação é um documento de extrema importância, pois comprova que o cidadão possui condições de dirigir e também permite que o servidor público, seja ele um guarda de trânsito ou policial, obtenha informações sobre o motorista. Infelizmente ao longo dos anos esse documento foi alvo de várias fraudes, o que levou o governo brasileiro a criar um documento mais seguro.

Agora a CNH será um documento com chip, sendo essa uma das melhores formas de juntar todos os dados do motorista e dificultar as fraudes. Todos os motoristas deverão ter o novo documento até 2019. Mais informações a seguir.

Nova Carteira de Habilitação

Quem está acostumado com a carteira de papel, talvez até estranhe: agora ela será um cartão plástico com um chip. O Microchip presente em cada um dos documentos irá conter todos os dados do motorista. A previsão é de que a mudança seja implantada até o primeiro dia do ano que vem.

É importante ressaltar que todos aqueles motoristas que possuem o documento em papel não são obrigados a efetuar a troca, sendo que essa poderá ser feita somente no momento de renovação do documento.

Nova Carteira de Habilitação

Nova Carteira de Habilitação. Imagem:divulgação

Sendo assim, caso você possua sua CNH e precise renová-la somente em 2020, por exemplo, não precisará solicitar a troca pelo novo documento antes disso; você receberá o novo documento quando efetuar a renovação.

O procedimento para retirar e renovar a CNH deverá se manter o mesmo: o motorista receberá em casa o documento e poderá usá-lo normalmente. Os policiais e guardas de trânsito trabalharão com um equipamento específico que conseguirá ler as informações guardadas no CHIP de cada CNH.

Acesse e saiba mais informações: Detran PE: Consulta de Multas, IPVA e Licenciamento

Funcionalidades da Nova CNH

O novo documento tem como principal intuito diminuir as fraudes e também aumentar a durabilidade da CNH. O cartão será muito parecido com um cartão de débito/crédito, possuindo um chip e gravação a laser dos dados do motorista.

Nova Carteira de Habilitação

Nova Carteira de Habilitação. Imagem:divulgação

Esse documento ainda poderá ser usado nos próximos anos para efetuar o pagamento de pedágios ou ainda os transportes de ônibus. É possível ainda que no futuro a nova CNH possua até identificação biométrica, efetuando o cadastro das digitais do motorista diretamente no chip. Para que tudo isso aconteça, depende de algumas entidades juntamente com o Detran.

Acesse e saiba mais informações: Detran RJ – Endereço, Agendamento e Telefone

Valores da Nova CNH

Ainda não foi informado se o valor para emitir a nova CNH irá aumentar. Cabe ao DETRAN de cada estado estabelecer seus valores e divulga-los aos cidadãos. É fundamental que antes de dar entrada no processo você verifique todos os valores, principalmente porque aos poucos o novo documento está sendo implantado nas regiões.

Por conter um chip e ser mais seguro, talvez o novo documento possa custar mais para retirá-lo e renová-lo. Quem ainda não tirou a CNH tem a oportunidade de tirá-la esse ano ainda com o preço atual, sendo assim só precisará arcar com um valor mais alto quando efetuar a renovação. Vá ao DETRAN de sua cidade e confira todos os detalhes.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...