CNH Digital Deve Entrar em Vigor em Fevereiro de 2018

Home > Detran > CNH Digital Deve Entrar em Vigor em Fevereiro de 2018

A CNH Digital é uma mudança que está prestes a entrar em vigor em vários estados brasileiros. Aquelas unidades do DETRAN que tiverem interesse em implantar a nova mudança já podem começar a efetuar todos os procedimentos necessários para que a CNH Digital comece a circular.

A CNH Digital, também conhecida como CNH-e, será um documento que poderá ser emitido através de um aplicativo no celular. Ela possuirá o mesmo valor jurídico que a CNH impressa em papel. Veja mais informações a seguir.

CNH Digital deve ser implantada até fevereiro

A CNH Digital deve ser implantada pelos Detrans de todos os estados até o primeiro dia de fevereiro. Isso significa que nos próximos meses os órgãos devem começar a emitir o novo documento e a partir de 1º de fevereiro, já devem estar aptos a disponibilizar o documento virtual para os condutores interessados.

CNH Digital

CNH Digital. Imagem:divulgação

Aqueles órgãos interessados devem começar os seus testes o mais rápido possível para que possam se preparar para colocar a mudança em prática.

Como obter a CNH Digital?

A CNH Digital deve ser obtida através de um aplicativo no celular, que passará a ficar disponível nas lojas de aplicativos oficias da Apple e da Google. O motorista deverá acessar sua loja de aplicativos para ter acesso ao aplicativo e, então, deverá escolher usar um certificado digital, que é pago. Assim poderá efetuar todo o procedimento pela internet, também sendo possível ir até uma unidade do DETRAN mais próxima para se cadastrar.

O indivíduo efetua o cadastro no Portal de Serviços do Denatran, e em seguida, efetua o login no aparelho que irá usar a CNH Digital. No primeiro acesso do indivíduo, será gerado um PIN de segurança que deve ser anotado e lembrado pelo usuário. A CNH Digital é indicada para quem possui a nova CH com um QR Code, que só pode ser lido por equipamentos específicos.

Preços e Detalhes sobre a CNH Digital

Cada unidade do DETRAN ficará responsável por efetuar ou não cobranças extras para emitir a CNH Digital. Ou seja, o valor da CNH Digital pode ser maior do que o documento normal ou não, irá depender de cada estado. O Detran de São Paulo, por exemplo, informou que ainda não possui nenhum detalhe sobre a alteração do valor.

CNH Digital

CNH Digital. Imagem:divulgação

A CNH Digital é um documento opcional, sendo assim pode ser emitida somente pelas pessoas que desejarem ter o documento diretamente no celular. Para obter a CNH Digital não é preciso ter um certificado digital.

Autenticidade da CNH Digital

A CNH Digital possui um conjunto de padrões técnicos que ajudam a suportar o sistema criptográfico, o que aumenta a validade do documento. A autenticidade da CNH Digital poderá ser comprovada através da assinatura com certificado digital do emissor ou através da leitura do QR Code.

Para obter a CNH Digital é preciso uma senha de 4 dígitos. Se o celular com a CNH Digital for roubado, o motorista poderá bloquear o documento através do Portal de Serviços do Denatran.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...