Como Fazer Carteira de Motorista

Home > Detran > Como Fazer Carteira de Motorista

A sigla CNH significa Carteira Nacional de Habilitação, popularmente também chamada de carteira de motorista ou simplesmente de habilitação. No Brasil, a CNH é um documento obrigatório sendo que somente ela, de acordo com nossa legislação, dá direito ao cidadão conduzir um automóvel.

Como Fazer a CNH

Para poder fazer a CNH, a pessoa deve ter 18 anos completos, saber ler e escrever e possuir RG e CPF. O primeiro passo é ir até o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) da sua cidade e fazer o cadastro biométrico. Em muitas cidades, em vez de Detran há o Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito). O cadastro tem que ser feito pessoalmente, porque inclui o registro das impressões digitais. Em algumas cidades, também é possível fazer esse cadastro no Poupatempo.

Saiba mais informações, acesse: IPVA 2016 – Detran

CNH - Carteira Nacional de Habilitação

CNH – Carteira Nacional de Habilitação

Após o cadastro, o interessado receberá uma autorização para fazer os exames médicos e psicotécnicos em clínicas autorizadas. Em média o custo é de R$ 45,00 por exame.

Se os seus resultados forem positivos nos exames, o próximo passo é procurar um CFC (centro de formação de condutores) de sua preferência e começar o seu processo para tirar habilitação. No CFC, você deverá começar pelo curso teórico-técnico que deve concluir 45 horas de aula, com os seguintes assuntos: Legislação de transito, direção defensiva, meio ambiente, cidadania, primeiros socorros e mecânica básica. A prova teórica será o seu próximo passo e você deverá acertar uma certa porcentagem sobre a quantidade total de questões.

Saiba mais informações, acesse: Prova teórica para CNH

Assim que for aprovado no exame teórico, você deverá começar as aulas praticas de direção veicular, realizado na via pública, em veículo da categoria para qual esteja se habilitando. Depois é hora de fazer a prova prática. Se você for aprovado nesse último exame, dentro de alguns dias receberá a sua carteira de habilitação provisória que lhe dará permissão para dirigir pelo período de 1 ano.

Simulador de Trânsito para CNH

Desde o início de 2016, o processo de retirada da carteira de motorista, a CNH, inclui um novo item. É o Simulador de trânsito. O equipamento aumenta a eficiência do curso preparatório para emissão da Carteira Nacional de Habilitação e já é exigido em todo o território nacional.

O candidato que for tirar a primeira habilitação terá que fazer, no mínimo, 25 horas de aula prática. Do total, 20 horas em veículo de aprendizagem, sendo quatro horas no período noturno.

As demais cinco horas serão feitas no simulador de direção, sendo uma hora com conteúdo noturno. Quem já tem carteira de motorista e vai adicionar a Categoria B faz 20 horas de aula, sendo cinco horas no simulador.

No simulador, os alunos têm reproduzidas situações como ultrapassagem, mudança de faixa, direção com chuva e manobra em marcha à ré. De acordo com o Contran, numa segunda etapa será obrigatório o uso do simulador para quem dirigir veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos.

Saiba mais informações, acesse: Detran MG: IPVA, Multas e Renavam

Prova Teórica CNH

A Prova Teórica da CNH vem após o interessado realizar o curso teórico-técnico no CFC (Centro de Formação de Condutores). O aluno deve concluir 45 horas de aula neste curso que reúne temas com os seguintes assuntos: legislação de transito, direção defensiva, meio ambiente, cidadania, primeiros socorros e mecânica básica.

Prova Teórica CNH

Prova Teórica CNH. Imagem:Divulgação

A Prova Teórica será realizada após o aluno comparecer nas aulas com a frequência permitida para a realização do exame teórico. Para passar nessa prova, você deverá acertar uma porcentagem em cima do total de questões apresentadas.

Como Renovar a Carteira de Motorista

Na maioria dos estados, para renovar a carteira de motorista, o condutor tem que fazer o pré-cadastro no site do Detran e agendar a data e horário para realizar a coleta biométrica.

Com o protocolo de agendamento em mãos, compareça, na data e horário marcados, à unidade de atendimento escolhida portando os documentos necessários, conforme o local escolhido no agendamento.

Em seguida, realize o exame médico em uma clínica credenciada. Pague a taxa de Renovação da CNH nos bancos credenciados e retorne à unidade de atendimento com o resultado do exame médico – e psicotécnico, se for o caso – e o comprovante de pagamento para finalizar o procedimento.

Saiba mais informações, acesse: Detran DF – Licenciamento, IPVA e Consulta de Multas

Retire sua habilitação renovada no local em que solicitou o serviço, no prazo informado pela unidade; ou aguarde o recebimento no endereço cadastrado em até sete dias úteis, caso opte pela entrega via Correios.

 

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...