Como financiar um carro?

Home > Detran > Como financiar um carro?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Se você está precisando de um carro e não tem dinheiro suficiente para adquiri a vista, o financiamento surge com uma ótima alternativa nessa ocasião. Mas você sabe o que tem que observar antes de tomar a decisão final? Exemplo como financiar um veículo?

Temos alguns pontos que devemos levar em consideração antes de comprá-lo. Primeira coisa que precisamos analisar e se você realmente esta precisando de um carro? Pois não devemos esquecer que um veículo não quer dizer só ter dinheiro para pagá-lo, como também para manter sua manutenção. Temos que pesquisar as taxas de financiamento, também devemos anotar todos os gastos como mecânica, seguro e gasolina.

Com a decisão tomada, podemos partir para o financiamento. Vou citar várias dicas para você ficar por dentro de como financiar seu automóvel.

Escolha uma instituição financeira

Se você já possui conta em algum banco, o primeiro passo e ir ate ele e consultar as condições de financiamento para o veículo. Depois faça uma pesquisa de comércio e use essas informações adquiridas para negociar com o gerente do seu banco. Se não obter melhores resultados, podemos cogitar a possibilidade de migrar para outra instituição financeira.

Segue abaixo algumas instituições que oferecem financiamento de automóvel.

– Bradesco

– Banco do Brasil

– Itaú

– Caixa

– Santander

– BV Financeira

Faça simulações

Quase todos os bancos e instituições financeiras possui o simulador online, onde você só precisa preencher os dados solicitados como renda familiar, tempo de financiamento desejado e valor disponível para entrada. Isso tudo através da internet e gratuito.

Segunda opção e conferir no site do Banco Central qual a taxa de juros utilizada em cada banco ou instituição financeira e modalidade.

Negocie juros

Muitas pessoas não notam que as taxas de juros são negociáveis. Em razão disso, e fundamental realizar uma pesquisa apurada no mercado para achar a melhor maneira de como financiar um veículo. Procure da prioridade as instituições as quais você já possui algum vínculo. Normalmente, o financiamento pelo banco onde você possui conta e a melhor opção. Desse modo, podendo ter mais possibilidades de negociar as taxas e encontrar a melhor maneira de pagar pelo financiamento.

Observe também o Custo Efetivo Total (CET), que e incluído despesas como o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF)

Escolha a modalidades de financiamento

Leasing

O leasing funciona como um tipo de contrato no qual o cliente faz o aluguel de um bem com a opção de compra. E um combinado de prestação e aluguel, em que o cliente tem a posse do bem, que fica consignado como propriedade do banco ou instituição financeira no período da vigência do contrato. Assim que e quitado as prestações você se torna dono do automóvel.

Consórcio

Essa forma e vantajosa para quem não tem dinheiro em mãos e não está com pressa de adquirir seu veículo.  Se você entende que não tem como fazer um financiamento, porque não possui nenhuma quantia de dinheiro em mãos, o consórcio pode ser uma ótima opção.

Quando você opta por fazer um consórcio, você começa a fazer parte de um grupo junto com outros compradores, coordenado por uma empresa, e  é feito o pagamento das prestações regularmente. Porem, só recebera o veículo quando for sorteado.

Maior parte das instituições fazem o sorteio uma vez por mês, No consórcio também e indispensável que pesquise as taxas de juros e o CET de um financiamento em diversas instituições financeiras.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

Ocorre quando o cliente realiza um empréstimo em um banco. O veículo fica no poder do comprador, mas não pode ser vendido ou negociado ate que seja quitado todas as prestações.  O contrato pode ser feito direto com o banco, sem intermediações a concessionarias.

Pode ser negociada as taxas de juros que serão pagas, e serão registrados no início do contrato e não sofreram alterações durante o contrato vigente.

Conheça os riscos

O primeiro risco e o comprometimento da renda familiar. Segundo risco e o grande número de prestações, deve tentar  fazer o menor número  possível. Assim você paga menos juros. Procure financiar o menor valor viável: se possível de uma boa entrada, aproveite o seu veículo usado como atribuição do pagamento e aproveite tudo que entrar de dinheiro extra como bônus, participação de lucros, 13º salário, remuneração para aumentar o valor de entrada. Guarde sempre um dinheiro extra para despesas que tiver a mais.

Planeje a compra do seu carro usado

Procure conhecer o historio do carro. Se for adquirir em uma empresa que trabalha somente com o ramo de venda de veículos, certamente ele já está regularizado. No entanto, se vai obter de terceiros e importante sondar a procedência do automóvel. E relevante analisar se está tudo correto com a documentação do veículo no Detran.

Vale a pena financiar carro sem entrada?

Antes de adquirir seu veículo e bom avaliar corretamente quais são opções mais adequadas para não pagar mais caro. Fazer o financiamento sem entrada, aparentemente e muito vantajoso, pois e capaz de levar seu carro para casa sem gastar nada de imediato e o pagamento será pago em prestações. Apesar disso comprar um carro sem dar entrada acaba se tornando prejudicial ao longo prazo,  considerando que as taxas de juros utilizadas costumam ser altas desse modo. Além de que, quanto mais prestações , maiores será o juros e o valor total pago pelo veículo.

Vantagens do financiamento sem entrada

  • Compra rápida, pode levar seu veículo de forma imediata.
  • Pode parcelar o valor total.
  • Poupando dinheiro, pode adiantar algumas parcelas e reduzir o juros também.
  • Veiculo pode ser vendido sem ter sido quitado, apenas transferindo a dívida para outra pessoa.

Desvantagens do financiamento sem entrada

  • juros abusivos;
  • Impostos;
  • Orçamento comprometido durante todo o financiamento do veículo.
  • O valor total do veículo pago e mais alto do que o valor real. Isso acaba sendo muito prejudicial devido ao motivo que e um dos bens que mais desvaloriza com ao passar do tempo.
  • Deve-se ter atenção a desvalorização do carro;

Recomendados para você: