Como ler o chassi do seu carro?

Home > Detran > Como ler o chassi do seu carro?

Com certeza você não sabe, mas é possível ter conhecimento sobre o chassi do seu veículo, basta saber decifrar a sequência alfanumérica com uma pequena ajuda. Cada letra e número do seu chassi possui um significado e você só conseguirá decifrá-lo após descobrir o que cada uma significa.

A sequência do seu chassi possui todas as informações básicas sobre seu veículo, mas são poucas as pessoas que sabem sobre isso. O chassi, chamado de Número de Identificação do Veículo, é extremamente importante e é fundamental que todo motorista saiba decifrá-lo. A seguir, te ensinamos como ler o chassi do seu veículo.

1 a 3: Fabricante e origem

Os três primeiros números são os principais, sem decifrá-los você não conseguirá entender o resto do código. O primeiro número do seu chassi representa o continente onde o veículo foi fabricado, como, por exemplo, a América do Sul que pode ser representada pelos dígitos 8 ou 9. O segundo número do chassi representa o país onde ele foi fabricado, como, por exemplo, o Brasil, representado por uma letra de A até E.

Como ler o chassi do seu carro?

Anúncios
Como ler o chassi do seu carro? Imagem:divulgação

Já o terceiro número representa o fabricante do veículo. A maioria das marcas tendem a usar letras óbvias que representem seu nome ou sua logo, mas cada um possui o seu próprio dígito.

Acesse e saiba mais informações: Site do Detran

4 a 8: Características do veículo

A partir do quarto dígito são as características do seu veículo, que, se você conseguir decifrar, saberá de qual carro estamos falando. O quarto dígito se refere a carroceria do veículo; na maioria dos casos o caractere utilizado tem alguma conexão com o veículo, como o H usado para carros hatch.

Como ler o chassi do seu carro?

Como ler o chassi do seu carro? Imagem:divulgação

O quinto dígito se refere à motorização do veículo. O sexto dígito representa todos os equipamentos de segurança presentes no carro, isso inclui os airbags. Os dígitos seis e sete indicam o modelo do carro dentro da montadora, que também já foi identificada anteriormente. Já o dígito oito consiste no ano de fabricação do veículo.

9: Dígito verificador

O dígito de número 9 é um verificador e muito usado para efetuar a verificação interna e a conferência das conformidades tanto na fábrica quanto nos documentos. Usado principalmente pelos órgãos de trânsito e pelas próprias montadoras.

Acesse e saiba mais informações: IPVA 2017 – Detran

10: Ano do modelo

O dígito de número 10 consiste no ano do modelo do veículo, mas não se engane: não é o ano da fabricação, isso já foi identificado antes. Nessa parte você descobre o ano do modelo do seu veículo.

Como ler o chassi do seu carro?

Como ler o chassi do seu carro? Imagem:divulgação

11: Fabricação específica

Como o nome sugere, o dígito 11 possui um código que especifica em qual fábrica o veículo foi produzido. Tudo isso irá depender do código do local e da fabricante que você identificou antes.

Acesse e saiba mais informações: DENATRAN

12 a 17: Número de série do veículo

Os últimos dígitos consistem no número de série do seu veículo, ou seja, é com esse número que ele pode ser diferenciado e identificado no meio de tantos outros carros que sejam iguais. Isso o torna único, pois somente esse veículo terá esse número de série. Ainda que existam outros veículos com as mesmas características, aquele é único.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...