Como recorrer de multas de trânsito

Home > Detran > Como recorrer de multas de trânsito

Para que o trânsito funcione muito bem o Código Brasileiro de Trânsito trás consigo algumas regras básicas, aonde os motoristas são multados e até presos dependendo do tamanho da infração que cometem. Quando a pessoa comete muitas infrações ela acaba também perdendo o direito de dirigir e precisa passar por uma reciclagem para ter acesso novamente a sua CNH.

Mas, se você julgar que a multa de trânsito aplicada foi um equívoco, com certeza é passível recorrer e aguardar uma avaliação do Departamento de Trânsito. Para recorrer é bem simples, confira a seguir o que é necessário e o passo a passo de como fazer:

Como recorrer da multa de trânsito de estacionamento

Confira como recorrer da multa de trânsito passo a passo:

1 – Assim que receber via Correios ou que chegar no carro estacionado e ver que tem uma notificação de que foi multado é possível recorrer.

2 – Você terá 60 dias a partir da data que recebeu a multa de trânsito para recorrer dela.

3 – Para recorrer acesse o site do Detran do seu estado e busque pelo formulário de recurso de multa, aonde você fará a sua defesa, explicando nele porque que não deve pagar pela multa em questão.

4 – Se preferir vá pessoalmente ao Detran da sua cidade ou o mais próximo e faça a solicitação desse formulário para recorrer da multa.

5 – Documentação necessária para recorrer da multa: RG, Carteira de Motorista, Documento do Veículo e a Notificação da Infração.

6 – Após o preenchimento do documento basta enviar a Junta de Recursos de Infrações (JARI), que tem até 30 dias para te mandar uma resposta.

Multas de Transito

Como recorrer de multas de trânsito. Imagem:divulgação

Como recorrer de multa de trânsito excesso de velocidade

A multa por excesso de velocidade será aplicada geralmente por meio de um radar ou por outro método de fiscalização eletrônica. Por isso, essa multa vai chegar por meio de uma carta, aonde a pessoa terá acesso a velocidade que o carro estava, o local aonde ele passou acima dessa velocidade e a forma como aconteceu essa multa.

Para recorrer dessa multa é necessário esperar ela chegar e entrar em contato com o Detran mais próximo para mais informações.  Acesa o site do Detran do seu estado que lá estará também todos os dados necessários para recorrer dessas multas.

Acesse e saiba mais informações: Recursos de Multas de Trânsito. Como Fazer?

Como recorrer de multa de trânsito não recebida

Algumas vezes a pessoa só sabe que recebeu uma multa porque foi pagar o licenciamento e IPVA no começo do ano e lá estava a multa no sistema do Detran. Isso acontece quando há extravio de correspondência e a pessoa acaba sabendo somente quando passou os 60 dias limite para recorrer da multa. Nesse caso, se realmente a multa for indevida é necessário entrar com processo com o seu advogado para que ele acione judicialmente o Detran.

Como recorrer de multa de trânsito MG

Para recorrer a uma multa de trânsito no Estado de Minas Gerais o procedimento é o mesmo que já mencionamos acima: preencher a ficha com a sua defesa (se estiver dentro dos 60 dias de prazo), encaminhe pelo site do Detran ou vá pessoalmente ao Detran para recorrer. Depois de 30 dias você terá a resposta sobre o formulário que enviou.

Como recorrer de multas de trânsito

Como recorrer de multas de trânsito. Imagem:divulgação

Lista completa com o site de todos os Detran do Brasil

Confira a seguir o link de todos os sites do DETRAN:

Sul

Sudeste

Centro – Oeste

Norte

Nordeste

Como evitar levar multas de trânsito?

Sim, dá para recorrer de uma multa de trânsito, mas acontece que isso não é uma tarefa muito simples de acontecer como as pessoas imaginam. As multas de trânsito são aplicadas como forma corretiva e por isso tem o seu peso sim.

É rara a pessoa que recebe uma multa de trânsito por engano, pagando por algo que simplesmente não cometeu. Essas raras exceções geralmente são donos de carros com placas clonadas e que acabam tendo que pagar por algo que não cometeu mesmo. Nesses casos recorrer é seu direito e na maioria dos casos fica fácil conseguir ter sucesso com isso.

Como recorrer de multas de trânsito

Como recorrer de multas de trânsito. Imagem:divulgação

Mas, salve essas exceções, a multa é devida sim e muitas vezes o motorista se esquece dessa infração, por isso, o jeito é simplesmente pagar a multa e arcar com as consequências disso. Por isso, siga as nossas digas e evite as multas:

1 – Manutenção do carro

A falta de manutenção do carro pode ocasionar multas de valores altos. Verifique sempre se o carro está com as lanternas em dia, reguladas, sem sinais de lâmpadas queimadas, por exemplo. Os pneus também podem ser motivo de multas fora que geram acidentes graves quando estão murchos e carecas.

2 – Limite de velocidade

É comum que as pessoas respeitem os limites de velocidade das vias somente quando estão em área de fiscalização. Isso é bem errado e pode gerar acidentes graves. O certo é sempre andar dentro do limite da via e na dúvida não pisar no acelerador além do que é recomendado. Muitos levam multas por que são pegos por fiscalizações que não sabiam da existência e por isso se andar sempre no limite correto de velocidade vai evitar essas multas.

3 – Estacione sempre no local correto

É muito comum a pessoa levar multa por parar somente uns minutos em um lugar que é classificado como proibido estacionar. Não tem exceção a regra nesse caso e se parar por 30 segundos ou uma hora em um local aonde é proibido estacionar vai levar multa e sem chances de sucesso ao recorrer dela.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...