Consulta Licenciamento de Veículos – O que é ? Como funciona ?

Home > Detran > Consulta Licenciamento de Veículos – O que é ? Como funciona ?

O Licenciamento Anual de veículos é uma taxa que todos os condutores precisam pagar, junto com o IPVA e com o seguro DPVAT.

A quitação de todos esses débitos, além das multas, é fundamental para que o condutor receba o seu novo CRLV – um documento de porte obrigatório. Através dos portais do Detran de cada estado é possível verificar as taxas do licenciamento e também realizar um agendamento eletrônico para as vistorias.

Como Funciona o Licenciamento de Veículos

O licenciamento é um procedimento que deve ser feito todos os anos pelos condutores; com ele o condutor está autorizado a circular com o veículo pelas vias. O licenciamento serve para comprovar que o veículo está conforme as normas de segurança exigem. Para isso, é realizado a vistoria nos postos do Detran, onde o veículo é inspecionado e analisado.

Todos os anos os estados divulgam o calendário de vistoria com datas diferentes para o final de cada placa; também são divulgados os valores da taxa de licenciamento que sempre variam entre R$50 e R$200. Ambos os calendários são úteis para os condutores se informarem e realizarem o procedimento dentro do prazo especificado.

Agendamento de Vistoria no DETRAN

Através do site do Detran de cada estado é possível agendar a sua vistoria para que o procedimento seja realizado até o dia indicado no calendário. Realizar a vistoria não é obrigatório, portanto é possível escolher realizar o licenciamento sem ela. Entretanto, o indicado é que todos passem por uma análise para certificar as condições do veículo.

Agendamento de Vistoria no DETRAN

Agendamento de Vistoria no DETRAN. Imagem:Divulgação

No site do Detran/RJ, por exemplo, ao escolher por Licenciamento Anual e logo depois marcar essa mesma opção na página seguinte, o condutor poderá fazer o agendamento eletrônico informando dados sobre o veículo, escolhendo o posto, o horário e o turno.

Se o condutor escolher por Licenciamento Anual sem Vistoria, ainda poderá selecionar o licenciamento comum ou aquele com troca de placa e/ou lacre. Depois o procedimento é igual: preenchimento de informações.

Procedimento do Licenciamento e Taxas

Para realizar o procedimento do licenciamento o condutor deve fazer o agendamento eletrônico no site do Detran ou ainda pela Central de Atendimento, e depois comparecer no local marcado para vistoriar o veículo.

O condutor também deve ficar atento às taxas do seu veículo. O licenciamento anual só pode ser feito após o pagamento da Guia de Recolhimento de Débitos (GRD). Nessa guia o condutor irá pagar o IPVA, o seguro DPVAT, a taxa do licenciamento anual e a taxa de emissão do CRLV. Essa guia pode ser emitida no Bradesco.

Procedimento do Licenciamento e Taxas

Procedimento do Licenciamento e Taxas. Imagem:Divulgação

Calendário de Vistoria Anual 2016

O calendário de vistoria sofre alterações de estado para estado, mas os pagamentos e as análises são feitas de acordo com o número final de cada placa.

Os veículos que tiverem o final da placa com os números 0, 1 ou 2 puderam, neste ano, realizar a vistoria até o dia 31 de agosto. As placas com final 3, 4 ou 5 podem fazer a vistoria até o dia 30 deste mês, enquanto as placas com final 6 ou 7 terão até o dia 30 de outubro e as placas com final 8 ou 9, até o dia 30 de novembro.

 

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...