Detran ampliará prazo para a isenção de vistoria

Home > Blog > Detran ampliará prazo para a isenção de vistoria

O DETRAN do Rio de Janeiro está ampliando o prazo da isenção de vistoria para motoristas que possuem carros fabricados a partir do ano de 2014. Esses motoristas poderão usufruir de mais um ano de isenção, a partir de janeiro de 2018. Sendo assim, o prazo de isenção do pagamento da taxa vai passar de três para quatro anos.

Poucos motoristas já sabem disso, mas é fundamental que até o ano que vem todos fiquem cientes da mudança. Quem a anunciou foi o presidente do DETRAN na última semana. O aumento do prazo deverá beneficiar somente carros particulares, que possuam capacidade para até 5 pessoas. Veja mais a seguir.

Detran ampliará prazo para a isenção de vistoria

Detran ampliará prazo para a isenção de vistoria

Isenção de Vistoria será de 4 anos

O aumento do prazo de isenção foi uma decisão tomada pelo DETRAN, pois segundo o órgão os novos veículos possuem uma tecnologia avançada que gera menos poluição e que fazem com que sejam mais seguros.

Sendo assim, todos os motoristas que adquirirem um veículo com nota fiscal de 2014 não precisarão passar pelo procedimento da vistoria nos próximos quatro anos, até 2018. A vistoria só será cobrada a partir de 2019. Os veículos que forem fabricados em 2015, 2016 e 2017 deverão passar pela vistoria nos anos de 2020, 2021 e 2022, respectivamente.

Documento de Licenciamento é obrigatório

Por mais que os motoristas estejam isentos da taxa de vistoria, que atualmente se encontra no valor de R$135,12, ainda é preciso emitir o documento de licenciamento todos os anos. O licenciamento garante que seu veículo permaneça dentro da lei e permite que você use-o sem ter que arcar com problemas.

O documento de licenciamento pode ser obtido anualmente diretamente no site do DETRAN do seu estado, basta selecionar a emissão do mesmo no início do ano, informar os dados e pagar a taxa, para os que não são isentos.

Para que a vistoria é necessária?

A vistoria é um procedimento necessário sempre que o motorista deseja emitir o novo documento de licenciamento. Através da vistoria o DETRAN fica sabendo se o veículo está em boas condições, se segue todas as regras e leis de trânsito e se pode continuar veiculando nas vias com segurança.

Além disso, verifica se todas as características previstas no papel batem com o veículo. A vistoria também é solicitada em outros tipos de serviços, como quando há a necessidade de mudar o veículo de endereço ou cidade, entre outros.

detran

Documento de Licenciamento é obrigatório

Serviços do DETRAN

O DETRAN oferece milhares de serviços à população, sendo possível até mesmo tirar a carteira de identidade no órgão. Além disso, é possível tirar a primeira habilitação, renovar a CNH vencida, recorrer multas, pagar taxas do veículo, participar de leilões de carros e veículos apreendidos, consultar a situação do seu veículo e muito mais.

O DETRAN de cada estado oferece inúmeros serviços online, como o agendamento da vistoria. Basta acessar o site, ver as opções e selecionar o serviço que corresponde ao que você deseja fazer. Além de serviços você também encontra muita informação e explicação.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...