Detran Exame Toxicológico

Home > Blog > Detran Exame Toxicológico

Todos os condutores habilitados ou aqueles que desejam obter habilitação em algumas categorias devem realizar exame toxicológico de larga janela de detecção para renovar ou alterar a categoria.

Esse exame agora é obrigatório em cumprimento à Resolução 583 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Este exame deve ser realizado em um laboratório devidamente credenciado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

Quais são as Categorias?

O exame toxicológico de larga detecção é obrigatório para as seguintes­ categorias:

CATEGORIA C – Se aplica a condutores de veículos motorizados utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a 3.500 kg, como caminhões;

CATEGORIA D – Se aplica a condutores de veículos motorizados utilizados no transporte de passageiros, cujo lotação exceda a oito lugares, excluído o motorista, como ônibus, micro-ônibus e vans;

Categorias de CNH

Categorias de CNH

CATEGORIA E – Se aplica a condutores de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares. Também vale para condutores de combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou do peso bruto total, como veículos com dois reboques acoplados.

Exame Toxicológico para Motoristas

A Lei do Caminhoneiro entrou em vigor no dia 2 de março deste ano. Mas do que se trata essa lei? Ela exige que que os motoristas de caminhões, ônibus e vans apresentem exames toxicológicos, além dos exames médicos que já são obrigatórios.

O objetivo desta medida é diminuir o número de pessoas que morrem nas estradas brasileiras sendo o álcool e as drogas fatores significantes nas causas de acidentes no trânsito. A seguir traremos o passo a passo para realização deste processo:

  1. Realizar o Exame Toxicológico;
  2. Depois de pegar o Laudo Técnico de Resultado, agende o Exame de aptidão física e mental;
  3. Realizar o Exame de aptidão física e mental, com o Laudo de Resultado do exame toxicológico para apresentar ao médico credenciado pelo DETRAN do seu estado.
Exame Toxicológico para Motoristas

Exame Toxicológico para Motoristas

Como é Feito o Exame Toxicológico?

Para que você entenda, o exame toxicológico é um teste de drogas que é realizado a partir de amostras de queratina, que podem ser: cabelo, pelos ou unhas. Esses testes podem ser realizados em clínicas de medicina de trânsito, em alguns estados, também pode ser feito em laboratórios clínicos. A validade do resultado é de 60 dias, a partir da data de sua expedição.

Exame Toxicológico DETRAN-SP

No dia 22 de julho de 2016 o DETRAN do estado de São Paulo emitiu um comunicado sobre a obrigatoriedade na realização do exame toxicológico de larga janela de detecção no estado, independente se os motoristas exercem ou não atividade remunerada.

Exame Toxicológico DENTRAN-MG

No estado de Minas Gerais o exame toxicológico de larga janela de detecção também é obrigatório. A Polícia Civil, através do DETRAN-MG informou no dia 6 de julho de 2016 sobre a exigência do exame independente se haja ou não atividade remunerada.

Desde o início, o DETRAN-MG posicionou-se contrário a exigente do exame, questionando a eficiência do mesmo e encaminhando ofícios à Procuradoria Geral da República (PGR) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Exame Toxicológico DENTRAN-RJ

No Rio de Janeiro o processo de adaptação ocorreu de maneira mais simples. A Lei do Caminhoneiro entrou em vigor no dia 2 de março de 2016. No site do DETRAN-RJ é possível consultar a lista de laboratórios credenciados.

Detran Exame Toxicológico

Detran Exame Toxicológico

Exame Toxicológico DENTRAN-PR

No estado do Paraná a obrigatoriedade do exame toxicológico entrou em vigor no mês de março. Outro estado que também não teve grandes desavenças.

Para maiores informações sobre a Lei do Caminhoneiro em seu estado, entre em contato com o DETRAN da região por telefone ou consultando

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...