Detran: Saiba quais serviços você pode resolver pela internet

Home > Detran > Detran: Saiba quais serviços você pode resolver pela internet

O Departamento de Trânsito Brasileiro, conhecido como DETRAN, é o órgão responsável por administrar, disciplinar e resolver assuntos relacionados ao trânsito e aos motoristas. É no Detran que novos motoristas são formados, é nele que são efetuados os pagamentos das multas e das taxas anuais para renovação do CRLV. O Detran é um órgão muito importante em nossas vidas; sem ele não existiria muitas regras, nem disciplina ou respeito.

O Detran oferece muitos serviços aos cidadãos online, o que facilita a consulta de multas, por exemplo. Antigamente esses serviços só podiam ser feitos nas próprias unidades de atendimento, mas agora sem sair de casa você pode acessar o seu IPVA e obter muita informação.

Detran IPVA      

O IPVA é um imposto que todo motorista deve pagar anualmente junto com as demais taxas do veículo para que possa renovar o CRLV. No site do Detran de cada estado há uma página dedicada a consulta do IPVA, onde o motorista pode conferir o valor que deve pagar e o prazo que possui.

Detran IPVA   

Detran IPVA. Imagem:divulgação

Nesses sites também encontramos o calendário completo do imposto, contendo todos os prazos de acordo com o número final da placa de cada veículo. A guia para pagamento do IPVA pode atualmente ser emitida online e paga em qualquer agência bancária.

Serviços do Detran na internet

Há centenas de serviços oferecidos pelo Detran em seu site. Isso pode variar de um estado para outro, visto que cada Detran pode disponibilizar serviços diferentes pela internet. De modo geral, é possível consultar e emitir a guia do IPVA e das demais taxas do veículo, consultar multas, consultar a situação do veículo, obter um passo a passo de como tirar a primeira habilitação, renovar sua habilitação ou solicitar a PID.

O Detran também disponibiliza a emissão de 2ª vias pela internet, seja de sua CNH ou do licenciamento e, em alguns casos, até mesmo das multas. Pela internet você também pode fazer um simulado da prova do Detran, com o objetivo de se preparar a prova real.

Acesse e saiba mais informações: Detran PE: Consulta de Multas, IPVA e Licenciamento

Detran Paraná

O Detran do Paraná possui um sistema chamado Detran Fácil, onde todos os motoristas podem se cadastrar via internet para obter acesso a todos os serviços disponibilizados no site (http://www.detran.pr.gov.br/).

Detran Paraná

Detran Paraná. Imagem:divuglação

Alguns desses principais serviços são: pagamento do IPVA, extrato de débitos, agendamento de exames, CNH definitiva, pontuação da CNH e outros.

Detran SC

Já no portal do Detran de Santa Catarina o motorista encontra as três principais consultas já na tela inicial. Acessando http://www.detran.sc.gov.br/ é possível fazer a consulta do veículo, da CNH, de multas e até de multas estrangeiro informando o número da placa, RENAVAM e outras informações.

Acesse e saiba mais informações: Detran RJ – Endereço, Agendamento e Telefone

Detran multas

A consulta de multas pode ser feita em muitos casos por meio da consulta de pontuação da CNH ou para saber a situação do veículo.

Detran multas

Detran multas. Imagem:divulgação

Nessas consultas o motorista fica ciente de sua pontuação e também pode saber se o veículo possui alguma pendência, como uma multa, e conhecer os meios de resolvê-la.

Alguns portais disponibilizam diretamente a consulta para multas

Detran RS O Detran do Rio Grande do Sul disponibiliza em seu site (http://www.detran.rs.gov.br/) serviços como tabela de valores, calendário de licenciamento, consulta de pontuação, exame toxicológico, consulta de infrações, consulta de defesas, entre outros.

Acesse e saiba mais informações: Você conhece as placas de trânsito?

Detran SP IPVA

O Detran de São Paulo disponibiliza a consulta ao IPVA e a emissão de sua guia no site da Secretaria da Fazenda. Você pode acessar por meio do site do Detran ou pelo link https://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/IPVANET_Consulta/Consulta.aspx. Basta informar os dados solicitados e você terá acesso ao seu IPVA.

Detran SP pontos

Para fazer consultas de pontos no Detran de São Paulo e sobre outros assuntos é fundamental se cadastrar no site. O motorista deve se cadastrar usando o CPF ou CNPJ e posteriormente poderá acessar todos os serviços com os mesmos dados.

Detran SP licenciamento

Em São Paulo é permitido efetuar o licenciamento pelos Correios. Esse tipo de licenciamento permite que o motorista efetue o pagamento por meio do banco e receba o seu documento diretamente em casa. O licenciamento via Correios pode ser solicitado por quem possui veículos de passageiros, reboque, semirreboque ou caminhão.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...