Emplacamento De Moto – Saiba como Funciona

Home > Detran > Emplacamento De Moto – Saiba como Funciona

Quando você adquire um veículo alguns procedimentos precisam ser realizados para que o mesmo seja regularizado e esteja de acordo com a lei. Uma das primeiras tarefas que o novo motorista precisa fazer é o emplacamento; este procedimento dá origem ao CRV e é muito importante para que o veículo, seja uma moto ou qualquer outro, posso transitar pelas vias.

O primeiro emplacamento também pode ser chamado de primeira licença e com ele você inclui o seu veículo na base de dados do Detran e do Índice Nacional do RENAVAM. Todo esse procedimento pode ser feito através do Detran, veja abaixo como prosseguir.

Procedimento para Emplacar sua Moto

Há um procedimento dedicado para veículos da região urbana e veículos do interior. Você pode consultar cada um deles no site do Detran do seu estado. A maioria deles exige o pagamento das taxas de serviço em primeiro lugar. Depois o condutor pode agendar o serviço de emplacamento através do próprio portal online do órgão ou pela Central de Atendimento. O último passo é ir ao posto de serviço na data e hora marcada com os documentos em mãos.

Se o emplacamento estiver sendo feito por terceiros como advogados, procuradores ou algum representante de órgão público, este deverá levar consigo, além dos documentos padrões, outros que comprovem a sua representatividade.

Emplacar sua Moto

Emplacar sua Moto. Imagem:Divulgação

Documentos Padrão e Específico

Para fazer o primeiro emplacamento é necessário ter alguns documentos em mãos. Os documentos padrões, que sempre são solicitados, são os seguintes: original e cópia de um documento de identificação (RG, Carteira de Trabalho ou CNH), original e cópia do CPF, original e cópia de um comprovante de residência. Se a pessoa for jurídica, ainda terá que levar original e cópia do contrato social da empresa, uma cópia do ato constitutivo no caso de empresário individual, original e cópia do ofício de autorização de representação.

Também são solicitados alguns documentos específicos, como o código DUDA, o código DUDA de emplacamento para motos, original da primeira via da nota fiscal do fabricante, original da autorização expedida pela Diretoria de Habilitação, entre outros. Esse tipo de documento vai variar de pessoa para pessoa; para saber o ideal para o seu caso você pode consultar o site do DETRAN.

Taxas para o Emplacamento de Moto

Antes de dar entrada no procedimento para o emplacamento é necessário pagar algumas taxas. Uma delas é referente ao Duda de Primeira Licença e a outra corresponde ao Duda de Emplacamento. Nessa última taxa existem duas opções, uma para veículo e outro para moto; você deve escolher aquela que corresponder ao seu objetivo.

O Duda de Primeira Licença custa em torno de R$129, enquanto o Duda de Emplacamento com o código 708-0 que te dá o direito de ter uma placa refletiva com tarjeta e lacre para moto custa em torno de R$82.

Agendamento para Primeira Licença

É possível realizar o agendamento do seu primeiro emplacamento através do portal do DETRAN do seu estado. A maioria deles disponibiliza esse serviço, o que facilita muito quem procura por esse serviço. Tudo pode ser feito de maneira fácil no site, onde o condutor poderá escolher o posto de serviço, a hora e a data.

No dia marcado, basta comparecer com todos os documentos exigidos para dar seguimento ao emplacamento.

 

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...