Gravame do Detran: O que é? Quanto custa?

Home > Detran > Gravame do Detran: O que é? Quanto custa?

O Gravame do DETRAN é um documento fundamental para que o indivíduo possa comprar um carro, que deve ser pago pelo próprio comprador para que obtenha mais segurança em sua compra. É como uma taxa, um encargo, que deve obrigatoriamente ser pago. Saber quando e porque deve ser pago o gravame é fundamental para que você não seja pego de surpresa quando for comprar um carro ou negociá-lo.

A seguir, entenda melhor o que é o gravame, quanto ele custa e demais detalhes importantes.

gravame

gravame

O que é?

Ao fazer um financiamento ou consórcio para obter o veículo, o comprador deve efetuar o pagamento de todas as parcelas para que o veículo possa passar para o seu nome e fique livre para ser transferido, caso esse seja o objetivo do condutor. No entanto, além de pagar todas as parcelas, o comprador deve efetuar o pagamento do gravame do DETRAN.

Após efetuar o pagamento de todas as parcelas, o comprador deve efetuar a baixa do gravame no DETRAN para que ele possa ser transferido para o seu nome. Sem a baixa do gravame, o veículo continuará no nome da empresa/instituição. O pagamento da taxa do gravame garante a liberdade do mesmo para que ele possa ser transferido ao seu comprador. Após o pagamento da taxa, é de responsabilidade da financiadora do veículo repassar que o pagamento do mesmo está completo ao DETRAN, para que o órgão emita um certificado e o carro seja, definitivamente, de seu comprador.

Sistema Nacional de Gravames

O Sistema Nacional de Gravames foi criado com o intuito de manter um controle e facilitar todos os serviços relacionados a esse documento. O órgão tem como finalidade garantir mais segurança para as financiadoras e também aos compradores. No sistema é possível ter acesso a informações do gravame do DETRAN, assim os compradores podem obter detalhes sobre os seus documentos e ficarem cientes de quantas parcelas ainda faltam para que possam ter o carro.

É esse sistema que também é usado pelas financiadoras para repassar ao DETRAN a informação de que o carro foi totalmente quitado. O Sistema Nacional de Gravames trabalha para não haver golpes nas taxas do gravame e para que todas as regras sejam seguidas, por ambas as partes interessadas.

Gravame

Gravame

Preço do Gravame

O valor da taxa do gravame tende a variar de acordo com o veículo, com o valor do financiamento e também o estado. Portanto, é fundamental consultar o DETRAN do estado onde você está efetuando a compra para descobrir quanto terá que pagar. Além disso, corre o risco do valor ser ajustado anualmente, de acordo com as demais taxas que devem ser pagas após você possuir o veículo.

Tenha em mente que pagar todas as taxas que lhe são enviadas é fundamental para se manter dentro da lei e para garantir que o veículo seja seu; além disso, dessa forma você está garantido mais segurança para todas as pessoas e não terá que lidar com problemas ou surpresas.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...