Kit de Primeiros Socorros: é necessário?

Home > Detran > Kit de Primeiros Socorros: é necessário?

Alguns anos atrás, uma lei tornava obrigatório o uso de kit de primeiros socorros em todos os automóveis para que, em caso de acidentes não tão graves, fosse possível socorrer possíveis vítimas. Apesar de gerar multas, nem todos seguiram com a obrigação imposta, que gerou diversas polêmicas entre os condutores.

Kit de Primeiros Socorros

Kit de Primeiros Socorros. Imagem:divulgação

Quase 20 anos depois, ainda fica o questionamento se ter um kit dentro do carro é realmente importante ou não. É sobre isso que o artigo discutirá, ficando a critério de cada motorista o que é melhor para a sua vida e de seus passageiros também.

Kit de primeiros socorros é obrigatório?

Por lei, carregar o kit de primeiros socorros no carro não é obrigatório. A lei criada em 1999 foi derrubada no mesmo ano sob a justificativa de que poucos estavam cumprindo a obrigatoriedade e diversas multas sendo aplicadas. Porém, apesar de não ter a obrigatoriedade, ainda é recomendado que se faça o uso do kit porque, mesmo que pouco usado, ele pode ajudar a salvar vidas.

Acesse e saiba mais informações: Sest senat cursos gratuitos para motorista

Kit de Primeiros Socorros é realmente necessário?

Sim. Em casos de acidentes graves, é muito difícil que uma pessoa sem especialidade em medicina consiga fazer qualquer tipo de socorro nas pessoas que estão machucadas, porém, em casos de acidentes não graves que resultem em pequenos cortes, por exemplo, o uso do kit ajudará a pessoa a não infeccionar a área e esperar mais aliviada por um suporte médico.

Quais os produtos são sugeridos para o kit?

Não existe uma regra específica sobre os produtos que devem ser usados no kit de socorros, caso você ache necessário deixar um em seu carro, mas existem algumas sugestões – e você pode perguntar isso até mesmo para alguém da área – que são indispensáveis na hora dos cuidados.

Caso você decida fazer um para ficar em seu veículo, coloque gazes e luvas cirúrgicas esterilizada para o manuseio de objetos e até mesmo poder entrar com contato com cortes e outros tipos de ferimento sem infeccionar a região.

Kit de Primeiros Socorros

Kit de Primeiros Socorros. Imagem:divulgação

É importante ter também soro fisiológico para ajudar na limpeza das regiões do corpo afetadas. Outros tipos de curativos, fitas e até tesoura podem ajudar na hora de conter um ferimento e facilitam todos o procedimento que acaba sendo feito no calor do momento.

Mas lembre-se de manter todos os seus utensílios esterilizados e dentro do prazo, afinal, não fazer isso corretamente pode até agravar a situação.

Acesse e saiba mais informações: Site do Detran

Qual a importância de um kit de primeiros socorros?

A importância do kit de primeiros socorros é simples e direta: dar o primeiro atendimento no caso de vítimas de acidente que venham a se machucar, desde que não seja algo grave e sério, uma vez que é preciso deixar esse tipo de cuidado nas mãos de especialistas. Claro que a utilização do kit não anula a ida ao hospital ou chamar a ambulância, pelo contrário, é o primeiro atendimento feito para aquela pessoa que está precisando.

Em caso de acidentes com impactos muito fortes, evite mexer na vítima. Tudo porque uma simples mudança de posição pode agravar qualquer fratura ou machucado na cabeça ou na coluna, o que pode gerar consequências para a vida toda.

Já atitudes mais simples como limpar um ferimento não tão profundo, estancar um sangramento e dar algum tipo de assistência para a vítima pode ser fundamental para que a sua recuperação seja completa, então, existe uma grande importância na atitude de ter um kit de primeiros socorros em seu carro.

Caso você não tenha ou não queria ter, não existe nada que irá obrigá-lo a isso. Mas, sem dúvidas, o kit de primeiros socorros é de muita ajuda em alguns casos. Basta deixá-lo em um ambiente seguro em seu carro e torcer para que não precise usá-lo, mas, caso seja necessário, que tenha todo o suporte em mãos.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...