Nova CNH também terá QR-Code com informações do motorista

Home > Detran > Nova CNH também terá QR-Code com informações do motorista

A nova Carteira Nacional de Habilitação passou a ser emitida no dia 2 de janeiro desse ano, possuindo vários pontos adicionais de segurança que impedem as falsificações. Todas as mudanças previstas para aumentar a segurança do documento foram divulgadas pelo Contran há muito tempo, mas alguns dias antes do início da emissão do novo documento, uma nova mudança foi acrescentada.

Todas as novas CNHs possuem um QR-Code que facilita o acesso a dados do motorista e do próprio documento. Os documentos com essa nova funcionalidade passaram a ser emitidos em maio, e a seguir você confere mais detalhes.

QR-Code nas Carteiras de Habilitação

O objetivo desse código bidimensional é permitir que os guardas de trânsito tenham acesso aos dados do motorista e da CNH com mais rapidez e facilidade, usando apenas um aplicativo desenvolvido pelo Denatran. O código irá conectar a CNH ao RENACH, mostrando ao guarda todas as informações do motorista sem precisar digitar qualquer informação.

QR-Code nas Carteiras de Habilitação

QR-Code nas Carteiras de Habilitação. Imagem:divulgação

O aplicativo para leitura do código já foi disponibilizado pelo Denatran assim que as primeiras CNHs com o código foram liberadas. Além de mostrar os dados do motorista, o aplicativo também mostrará a foto. O QR-Code pode ser encontrado no verso inferior da CNH, mas somente se você emitiu uma segunda via ou efetuou a renovação depois de maio.

Acesse e saiba mais informações: Detran: Saiba quais serviços você pode resolver pela internet

Mudanças da Nova CNH

A nova CNH apresenta muitas novas mudanças e talvez os motoristas nem estejam cientes delas. Uma das principais mudanças envolve a tarja que se encontra no topo do documento, acima da foto de identificação do condutor. No antigo modelo a tarja possui uma cor azul esverdeada, mas passa a ter uma cor preta. Além disso, a tarja passará a ter o mapa do estado responsável pela emissão do documento, localizado no lado direito.

O novo documento ainda possui dois números de identificação nacional, sendo eles o Registro Nacional e Número de Espelho da CNH, além de um número estadual, o RENACH.

Acesse e saiba mais informações: Pontuação de CNH! Tire todas suas dúvidas aqui…

Nova CNH vem com uma tinta especial

O mapa do Brasil, localizado no alto do lado esquerdo, passou a ser impresso com uma tinta especial que dificulta a falsificação. O fundo do documento também muda: fica mais amarelado e os principais elementos gráficos poderão ser vistos com o uso de luz ultravioleta. A luz negra também poderá ser usada para conferir brasões da República que serão colocados no documento.

QR-Code nas Carteiras de Habilitação

QR-Code nas Carteiras de Habilitação. Imagem:divulgação

Ainda há outros itens de segurança adicionais em relevo que irão tornar o documento muito mais seguro e à prova de fraudes. Muitos motoristas possuem dúvidas sobre a emissão, mas você só deve pedir um novo documento se estiver próximo ao prazo de vencimento ou se precisar de uma segunda via.

O documento antigo poderá continuar sendo usado até sua data de validade sem nenhum problema; quando o motorista for renovar, receberá o modelo novo em sua casa. Maiores dúvidas podem ser tiradas diretamente através do site do Detran ou indo até a unidade mais próxima de sua casa.

Recomendados para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...